Grau de saturação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na Mecânica dos solos o Grau de saturação (S) é expresso em porcentagem, e é definido como a "relação entre o volume de água (Va) e o volume de vazios (Vv)" (PINTO, 2000) presente em uma amostra de solo, ou seja:

O volume de vazio (Vv) é obtido pela diferença entre o volume dos sólidos (Vs), que é calculado através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, e o volume total da amostra (V) que pode ser calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática. O volume da água (Va) é obtido na determinação da Umidade do solo.

Quando S=100% dizemos que o solo está saturado porque todos os seu poros estão preenchidos com água. Se S=0% significa que o solo está totalmente seco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cálculo: Ponto de escoamento (r) dividido pela massa específica - volume de extração multiplicado por 100, é dado em percentual Movimento Browniano (choque entre as moléculas) Einstein - Stokes) para partículas esféricas pode-se aplicar em solos com contaminantes de solventes e outros, água. D = kT/6pi nrh D=COEFICIENTE DE DIFUSÃO K=CONSTANTE B T=TEMPERATURA PROPORCIONAL n=VISCOSIDADE DO MEIO DE INTERAÇÃO (SOLVENTES) Rh= RAIO DINÂMICO, DIMENSÃO DA MOLÉCULA. RELAÇÃO DA CAMADA DE SOLVATAÇÃO

Também pode-se aplicar o coeficiente de dispersão: D = Ci/C Ci = Percolação do meio. Percurso e recuperação da água no subsolo, calculado pela renovação da água e relação entre profundidade, diâmetro e Pi.

Referência[editar | editar código-fonte]

  • PINTO, Carlos de Sousa. Curso Básico de Mecânica dos Solos em 16 Aulas - São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
  • Bertachini, Kelly C. Curso e disciplina cursada na USP - São Paulo: 2002, 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.