Velas (gravadora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gravadora Velas)
Velas
Empresa detentora Independente (parceria com a NovoDisc e a The Orchard Music)
Fundação 1991
Fechamento 2007
Fundador(es) Vitor Martins
Ivan Lins
Paulinho Albuquerque
Distribuidor(es) Gravadora Eldorado (1991-1997)
Universal Music (1997-2001)
Independente (2001-2007)
Galeão Gravações (2007-presente)
The Orchard/Sony (2015-presente)
Gênero(s) MPB, Bossa Nova, Vários
País de origem  Brasil
Localização São Paulo,  São Paulo

Velas (ou Caravelas) foi uma gravadora independente brasileira criada em 1991 por Vitor Martins, Ivan Lins e pelo produtor Paulinho Albuquerque. Inicialmente teve seu foco em MPB e Bossa Nova.

Marcou a história da discografia nacional ao lançar artistas e discos fundamentais da nossa música como os dos então estreantes Guinga, Chico César e Lenine, além de nomes consagrados como Edu Lobo, Fátima Guedes e Zizi Possi. Também distribuía discos da Cogumelo Records no Brasil, como os da banda Sepultura e da Walt Disney Records até meados do início dos anos 2000, quando passou a ser distribuída pela Natasha Records, e logo depois, pela Warner Music.

A gravadora já revelou artistas nos mais diversos segmentos musicais, como o compositor Guinga no instrumental, Chico César, Lenine, as cantoras Rita Ribeiro, Fátima Guedes, Vânia Abreu na MPB, Nei Lopes, Arlindo Cruz & Sombrinha no samba de raiz, o Quarteto Jobim Morelenbaum, que se dedica ao repertório do maestro Tom Jobim, o grupo Batacotô, além dos sertanejos Rionegro & Solimões, Pena Branca & Xavantinho e Eduardo Costa entre outros.

Já recebeu alguns Prêmios Sharp de música pelos seus títulos lançados, indicados para o Grammy Latino de 2001, 2002, 2003 e 2004 e Cubadisco de 2002.

No ano de 2007 a Gravadora Galeão passa a administrar todo o catálogo da Velas, e continuando com distribuição nacional de CDs e DVDs nas melhores lojas e também distribuição digital mundial. A Galeão por sua vez é distribuída pela The Orchard, divisão da Sony Music Entertainment.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre gravadoras brasileiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.