Gravatazeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGravatazeiro
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thamnophilidae
Género: Rhopornis
Espécie: R. ardesiacus
Nome binomial
Rhopornis ardesiacus
Wied, 1831
Sinónimos
Rhopornis ardesiaca (Wied, 1831)

O gravatazeiro ou papa-formiga-de-gravatá (Rhopornis ardesiacus) é uma ave endêmica da Mata de Cipó, área em que a Mata Atlântica se mistura à Caatinga, sendo uma região rica em gravatás. Encontrado entre 100 e 1000 m de altitude. É a única espécie do género Rhopornis, da família Thamnophilidae.

O gravatazeiro vive nas matas de Boa Nova-BA e de algumas localidades no norte de Minas Gerais. A espécie tem esse nome porque se protege no gravatá, a bromélia mais abundante da Caatinga.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O gravatazeiro possui tons azuis-acinzentados, sendo mais claros na parte de baixo (o nome ardesiacus significa cor de ardósia).

Os machos da espécie apresentam uma mancha triangular na garganta. São dotados de uma longa cauda preta e asas pretas com barras brancas finas.

A fêmea assemelha-se ao macho, destacando-se pela coloração marrom na parte superior da cabeça. As partes inferiores são mais pálidas. A garganta é embranquecida.

Atinge 18 cm de comprimento.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se de pequenos insetos, incluindo formigas, gafanhotos, grilos, aranhas. Pode ser observada procurando alimento próximo ao solo entre os gravatás terrestres.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Reproduzem-se principalmente entre os meses de outubro até dezembro. Ninhos dessa espécie podem ser encontrados perto do solo em restos de gravatás terrestres.

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

Está ameaçado de extinção, com uma população estimada de 1000 a 2499 aves. A população tende a diminuir.

Consta na lista vermelha da IUCN.

A Mata de Cipó foi reduzida drasticamente a fragmentos dispersos, pela derrubada rápida e contínua, dando lugar ao gado de pasto. Restando apenas de 5-20% da mata original. Projetos conservacionistas foram iniciados para garantir a sobrevivência da espécie.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Gravatazeiro