Gravações Elétricas S.A.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gravações Elétricas S.A., ou simplesmente GEL, foi uma gravadora de discos musicais do Brasil.

História

A empresa possuía cinco selos: Selo Continental, Chantecler, Phonodisc, Musicolor e Gravasom, este último de Belém do Pará.

Seu escritório ficava na cidade de São Paulo, na Avenida do Estado. A fábrica se localizava na cidade do Rio de Janeiro, na Rua Aguiar Moreira.

O elenco da gravadora era naquela época um dos maiores do Brasil, assim como o da Discos Copacabana.

A Gravações Elétricas S.A. possuía cerca de 9% do mercado fonográfico brasileiro. Na época, o disco de ouro equivalia a 100 mil cópias, o disco de platina a 250 mil cópias e o disco de diamante a um milhão de cópias (04 platinas ou 10 ouros).

Nos anos 90, a GEL foi comprada pela Warner Music Brasil. Os selos Gravasom, Musicolor e Phonodisc foram separados dos outros dois e passaram a compor a Atração Fonográfica - vide site da gravadora. O selo Chantecler foi absorvido pelo Selo Continental, tornando-se a Warner Music Brasil - Divisão Continental East West, devido ao fato de a Warner Music brasileira deter a filial da gravadora WEA (fundada em 1976 por André Midani, ex-diretor artístico da Philips, atual Universal Music Group) e de parte da Continetal pertencer à gravadora americana East West Records.

Praticamente todo artista do selo na época vendia, no mínimo, 100.000 cópias.

Os maiores vendedores de discos foram os seguintes músicos:

Artistas da GEL.

Pelo selo Continental.

Pelo selo Chantecler.

Por selos minoritários.

Selo Gravasom.
Selo Phonodisc.
Selo Musicolor.

Tiragens Especiais.

Ligações externas