Gravitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta secção não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gravitas é um termo latino que nomeia uma das virtudes prezadas pela antiga sociedade romana. As outras eram a dignitas, a pietas e a iustitia. Gravitas significa literalmente peso, mas veio adquirir o significado de uma personalidade ética, de seriedade e de apego à honra e ao dever. A mesma palavra deu origem ao termo português gravidade, que em parte compartilha do mesmo significado de seriedade, e também de importância, e adquiriu outro, uma denominação de uma das forças físicas de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros, que mantém o cosmo unido e confere peso aos objetos. Na Grécia Antiga o termo arete tinha mais ou menos a mesma acepção de gravitas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.