Gravitation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gravitation
Gênero Shonen-ai, Comédia, Drama, Romance, Yaoi, Música
Mangá
Gravitation
Autor Murakami Maki
Revista Gentosha
Data de publicação 1996 – 2002
Volumes 12
Anime
Gravitation
Direção Bob Shirohata
Estúdio Studio DEEN
Exibição original 4 de Outubro de 2000 – 10 de Janeiro de 2001
Nº de episódios 13
OVA
Gravitation: Lyrics of Love
Direção Shinichi Watanabe
Estúdio Plum
Nº de episódios 2
Duração 28 minutos
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Gravitation é um mangá shonen'ai escrito e ilustrado por Maki Murakami e posteriormente adaptado para anime pelo Studio DEEN. A história segue nas tentativas de Shūichi Shindo e a banda, Bad Luck, para se tornarem a próxima sensação musical e sua luta para capturar o coração de Eiri. O mangá contém algumas situações sexuais, embora não sejam cenas explícitas. Em 1999 foi lançado dois OVAs em que é focado na história da light novel "Gravitation RED". E em 2000 foi lançado uma adaptação em anime com 13 episódios, produzido pelo Studio DEEN. Depois que a autora tornou seu traço mais próximo do traço do anime, notou-se que houve um aumento na comédia. O mangá foi lançado no Brasil em junho de 2007 pela editora JBC.

História[editar | editar código-fonte]

Gravitation conta a história de Shūichi Shindō, um jovem que forma uma banda com seu melhor amigo, Hiroshi Nakano, chamada de Bad Luck. O sonho de Shūichi é que sua banda seja tão boa quando a banda de seu ídolo Ryūichi Sakuma, a Nittle Grasper. Infelizmente o jovem não é bom para escrever letras de música e por obra do destino (ou pelo poder da gravitação) ele se deparou com um homem loiro de olhos verdes, sério e frio. A princípio não sabia o nome deste homem, que leu uma de suas letras e disse coisas humilhantes, mas logo que o viu na TV, soube que era um romancista famoso, Yuki Eiri. Sem pensar duas vezes foi atrás de Yuki. E foi com um beijo que iniciou-se esta comédia romântica, onde Shūichi tenta conhecer mais sobre o homem que ama e ultrapassar obstáculos em sua carreira musical e Yuki que tenta esquecer de seu passado trágico.

Gravitation EX[editar | editar código-fonte]

Para curar as feridas no coração de Eiri Yuki, ele e seu amante vocalista, Shūichi, viajam até Nova York para visitar o túmulo do seu torturador e primeiro amor, Yuki Kitazawa. Eles descobrem que o primeiro Yuki deixou para trás um filho jovem, Riku, então o estranho casal leva o garoto de volta com eles para o Japão. Quando Shūichi recebe um beijo do louco líder de uma banda rival, Ryūichi, Yuki sente uma raiva ciumenta, e ele e Riku desaparecem, deixando Shūichi para procurá-los em vão.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Shūichi Shindō (新堂 愁一,, Shindō Shūichi?)

Para Shūichi não existe tempo ruim. Vocalista e líder da banda Bad Luck, o garoto tem como sonho alcançar o mesmo sucesso que os seus ídolos, Nittle Grasper, banda que lhe deu a inspiração de seguir a carreira musical. Sentimental e às vezes muito chorão, ele entrou na vida de Yuki como um furacão e somente o escritor é capaz de gerar tanta variação de humor no sorridente rapaz.

  • Eiri Yuki (由貴瑛里,, Yuki Eiri?)

Escritor, Yuki tem um passado traumático ao ser violentado durante a adolescência por seu tutor, quando morava em Nova York. Como resultado, acabou o matando e adotando o seu nome 'Yuki'. Tem um humor sarcástico e muito pouca paciência, coisa que se mostra na série pelo modo como ele trata os irmãos e Shūichi. Apesar de não ser fã de romances, escrever sobre eles é a sua especialidade. O seu nome verdadeiro é Eiri Uesugi.

  • Tōma Seguchi (瀬口冬馬,, Seguchi Tōma?)

Brilhante pianista e tecladista e um dos integrantes do Nittle Grasper, Tohma é casado com a irmã de Eiri e Tatsuha, além de ser dono da poderosa NG Records. Também outro personagem complexo. Sempre sorridente e com um rosto quase de menino, ele pode esconder muitos segredos e, quando quer, se tornar frio e extremamente calculista. Foi o responsável pela ida de Yuki a América e esteve lá quando o mesmo foi atacado.

  • Ryūichi Sakuma (佐久間竜一,, Sakuma Ryūichi?)

Ryūichi pode ser considerado um personagem extremamente complexo. Enquanto que no cotidiano ele tem atitudes extremamente infantis, chegando ao ponto de carregar um coelho rosa (Kumagoro) para todos os cantos como um grande companheiro, quando sobe nos palcos a história muda completamente. No palco o vocalista do Nittle Grasper assume uma pose adulta e sexy, um dos motivos de sua grande fama e sucesso.

  • Claude "K" Winchester

O excêntrico empresário da Bad Luck sempre anda armado e pronto para atirar, usando isso como motivação para a banda em muitos dos casos. De caráter cômico, K foi empresário de Ryūichi antes de assumir a nova banda depois que essa foi contratada pela NG Records.

  • Sakano (坂野?)

Trabalha para Seguchi e se torna produtor do Bad Luck ao se impressionar com a voz de Shūichi. Alguns acham que ele tem uma 'queda' pelo chefe. É um dos personagens que mais evolui na história. Seu primeiro nome é desconhecido.

  • Suguru Fujisaki (藤崎順,, Fujisaki Suguru?)

Garoto prodígio de apenas 16 anos, Suguru tenta de todas as maneiras superar o brilhantismo do primo Tohma. Tecladista do Bad Luck, o rapaz aparenta ser muito mais maduro que a idade que tem e indica ser um garoto de pouca paciência, visto que por vezes ele não tolera as variações de humor de Shūichi.

  • Noriko Ukai (鵜飼典子,, Ukai Noriko?)

A outra tecladista do Nittle Grasper, Noriko não faz uma grande aparição da série, apenas surgindo quando Tohma reconvoca o grupo para que eles se unam de novo. No mangá suas aparições sao maores ja que ela aparece no início da história como ajuda a Bad Luck.

  • Mika Seguchi (瀬口 美華,, Seguchi Mika?)

Irmã mais velha de Yuki e esposa de Tohma. Está sempre tentando cuidar do irmão, porém Yuki sempre maltratava-a assim como ao resto da família, com exceção de Tatsuha.

  • Hiroshi Nakano (中野浩司,, Nakano Hiroshi?)

Hiro, guitarrista do Bad Luck, é o melhor amigo de Shūichi e segue com ele o sonho de se tornar um grande astro do rock japonês. Único que entende os altos e baixos de Shūichi, é capaz de lutar com unhas e dentes para proteger o melhor amigo, chegando a bater de frente com Yuki algumas vezes por causa de suas atitudes em relação ao garoto de cabelos rosados.

  • Tatsuha Uesugi (上杉 樹把,, Uesugi Tatsuha ?)

Tatsuha é o caçula dos irmãos Uesugi, sendo apenas um adolescente de 16 anos, embora pareça ser mais velho e uma cópia morena de Eiri. Pervertido, o rapaz é totalmente obcecado pela banda Nittle Grasper, considerando o vocalista da mesma - Ryūichi Sakuma - um deus.

  • Maiko Shindō

É a irmã mais nova de Shūichi. Enérgica como ele, é uma estudante aplicada e fã dos romances de Yuki. Apoia a carreira do irmão e está sempre ajudando-o. Infelizmente no decorrer do mangá ela perde espaço e quase não aparece mais.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangás[editar | editar código-fonte]

Gravitation começou a ser lançado em 1996 na revista Genzo da editora Gentosha, e em 2002 a série terminou com o total de 12 volumes publicados. Em dezembro de 2004, uma sequência foi lançado na revista online da Genzo, chamada Gravitation EX. Em 2008, Gravitation EX entrou em hiato por 2 anos, e em junho de 2011 foi informado que Gravitation EX seria retomado na edição de julho ilustrando a capa junto com Kujira.No momento o mangá tem 77 capítulos disponíveis sendo que o 78 ainda não se encontra em nenhum lugar,mas faz mais de 3 anos que os fãs esperam,provavelmente depois das tragédias ocorridas no Japão a autora(o) perdeu muitos de seus trabalhos,e não se sabe se irá dar o final ao mangá.

Anime[editar | editar código-fonte]

OVA[editar | editar código-fonte]

Foi dividido em duas partes e lançados em 23 de julho de 1999 e 22 de setembro de 1999. Chamado de Gravitation: Lyrics of Love, o OVA conta uma parte mais avançada da história onde Eiri está ignorando Shūichi, e o provavel motivo é a última letra escrita de Shūichi. A abertura do anime se chama "Blind Game Again" e o encerramento "Glaring Dream" ambos compostos por Mad Soldiers e cantado por Kinya Kotani. Nos OVAs foram inseridas 3 músicas, na primeira parte foi a música "Spicy Marmalade" composta por Mad Soldiers e cantada por Kinya Kotani. Na segunda, 2 músicas foram inseridas, "in the moonlight" também composta por Mad Soldiers e cantada por Kinya Kotani, e "Shining Collection " composto e cantado por Iceman.

Série de anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi produzido pelo diretor Bob Shirohata e pelo estúdio Studio DEEN, possui 13 episódios. O tema de abertura se chama "Super Drive" cantada por Yōusuke Sakanōe, o encerramento se chama "Glaring Dream" cantada por Kinya Kotani.

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Os light novels são chamados de "Gravitation Blue" e "Gravitation Red", ambos escritos por Renon Jun e ilustrados por Maki Murakami. Gravitation Red conta a história do OVA, e também explora mais a rivalidade da banda ASK com a banda Bad Luck. Gravitation Blue é uma história original, e esta explora o louco e paranóico amor de Shūichi por Yuki. No Brasil foram lançados pela NewPOP Editora.

Dōjinshis[editar | editar código-fonte]

Gravitation Remix[editar | editar código-fonte]

Tem 12 capítulos.

Gravitation Megamix[editar | editar código-fonte]

Os "Megamixies" são mais fortes que os "Remixies" e tem um roteiro mais elaborado.

Megamix Panda[editar | editar código-fonte]

Yuki chega em casa e encontra uma velha foto dele com seu antigo professor. Ele lembra-se do que fez e que disse que o amava. De repente, o flashback acaba e mostra Yuki, Tohma e Tatsuha em situação sexual.

Megamix Shūichi Shindō[editar | editar código-fonte]

Com uma história bem simples, mostra Yuki ficando excitado com Shūichi e indo para a cama. É o menor Megamix de todos.

Megamix Capybara[editar | editar código-fonte]

Hiro mostra Shūichi e Yuki na cama para excitar e convencer Suguru a fazer o mesmo com ele. Este Megamix vai mais para o gênero shota-con.

Megamix Kumagurou[editar | editar código-fonte]

Shūichi e Yuki estavam na cama e, para ficar mais "picante", eles usam fantasias e "brinquedinhos". Algumas partes são um pouco violentas.

Megamix Femaly[editar | editar código-fonte]

Neste Yuki começa a sonhar que Shūichi é uma mulher.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]