Gravity Falls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Gravity Falls é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 29 de julho de 2014.
Gravity Falls
Gravity Falls (PT)
Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos
Criador(es) Alex Hirsch
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Josh Aoshima
Aaron Springer
Joe Pitt
Produtor(es) Tobias Conan Trost
Rob Renzetti
Elenco Jason Ritter
Kristen Schaal
Alex Hirsch
Linda Cardellini
Tema de abertura "Made Me Realize" por Brad Breeck
Exibição
Emissora de
televisão original
Disney Channel
Formato de exibição 720p (HDTV)
Transmissão original 15 de junho de 2012 - presente
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 20 (lista de episódios)

Gravity Falls é uma série Disney Channel, criada por Alex Hirsch (escritor de As Trapalhadas de Flapjack e Adolepeixes).[1] No dia 15 de junho de 2012, houve uma "espiadinha" da série logo depois da estreia do filme Let It Shine e no dia 29 de junho de 2012 a série estreou oficialmente no Disney Channel EUA.[2] A série teve uma "espiadinha" no dia 30 de setembro de 2012 no Disney Channel Brasil e estreou oficialmente em 6 de outubro de 2012.[3] A série estreia no dia 7 de junho de 2013 no Disney Channel Portugal.[4] , e também é exibido na Rede Globo desde 10 de maio de 2014, Em 19 de julho de 2013 foi renovada para uma segunda temporada.[5]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série narra as aventuras dos dois irmãos gêmeos de 12 anos "Dipper e Mabel Pines", cujo os planos para as férias de verão são arruinados quando os seus pais resolvem envia-los para visitar seu Ti-vô (Tio/Avô) (Grunkle - contração/gíria do inglês "grand uncle")Stan em Gravity Falls, Oregon. "Ti-vô" Stan vive e gerencia a "Cabana do Mistério", uma armadilha para turistas que cobra de visitantes azarados por um vislumbre de um museu que é (segundo o próprio Stan) o mais bizarro do mundo, mas Dipper e Mabel pouco sabem que há realmente algo muito estranho acontecendo, e eles devem confiar um no outro para encontrar o seu caminho nesta cidade estranha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

  • Jason Ritter é Dipper Pines, é o irmão gêmeo de 12 anos de Mabel Pines. Inteligente e convencional, armado com o livro Marco 3 que ele descobriu que o ajuda com o mistério do dia. Dipper Pines não pode esperar para ser um homem. Um aventureiro nascido no coração, Dipper não consegue ficar parado, e está sempre procurando o próximo enigma para resolver. Sua escrupulosa atenção ao detalhe vem a calhar quando ele está em busca de resolver o mistério do dia, mas às vezes o mais zelo-deixa os outros questionando a sua credibilidade. Ele é sábio além de seus anos, e sua recusa em ficar quieto quando há quebra-cabeças para serem resolvidos o deixam impaciente em situações cotidianas. É sugerido em um dos episódios que Dipper tem uma queda por Wendy,Nasceu 15 Minutos depois de Mabel.
  • Kristen Schaal é Mabel Pines, a irmã gêmea de 12 anos de Dipper Pines. Baseado no cartão postal que enviou a seus pais, ela parece ser uma menina normal. Mabel Pines é uma otimista alegre e enérgitica, que ignora a vida com um sorriso cheio de suspensórios e uma variedade de extremamente coloridas blusas de malha. É a sua personalidade extrovertida e curiosidade destemido que vêm a calhar quando as necessidades de Dipper a ajudar a resolver um mistério, mesmo se ela nem sempre é consciente disso. Mabel vive em um mundo de romances pré-adolescentes, e sua fixação em encontrar seu único amor verdadeiro ocasionalmente enfia ela em situações difíceis que em última instância necessitam de ajuda de seu irmão. Ainda assim, apesar da estranheza em Gravity Falls, Mabel é sempre um tipo de garota "copo meio cheio",Nasceu 15 Minutos Antes de Dipper.
  • Alex Hirsch é Grunkle/Tivô Stan, o tio avô de Dipper e Mabel Pines. Ele corre e vive em A Cabana do Mistério que é o museu mais bizarro do mundo. Grunkle Stan é um vendedor rude e miserável que conseguiu finalmente se estabelecer em uma cidade com bastante clientes incautos para vender suas bugigangas sem valor. Seu talento para o exibicionismo é estranhamente hipnotizante, e assim ele é capaz de ganhar dinheiro vendendo as bugigangas falsas em sua loja. Sua ética de trabalho é impulsionado principalmente pelo seu desejo de ganhar dinheiro, então quando ele não está gerando uma renda, ele é geralmente está em casa assistindo televisão, embora tenha por bastantes vezes falsificado e roubado dinheiro. Stan quase sempre usa um fez semelhante ao usado por Shriners e frequentemente fala dos "meninos do abrigo", que ele alega "desconfiança" dele. Mesmo que ele envia os gêmeos em missões imprevisíveis e ultrajante, ele tem sempre os seus melhores interesses no coração e ama incondicionalmente. Apesar de ser aparente "vendedor de carros usados​​", ele parece ter alguns segredos de sua autoria, incluindo uma escada oculta para um local desconhecido escondido atrás de uma máquina de venda automática.
  • Alex Hirsch também faz Soos, o faz tudo da Cabana do Mistério. Um amigo de Dipper e Mabel Pines. Soos é um varão corpulento e amável, cujo desejo é estar onde está a ação que faz dele um excelente recurso para os gêmeos, quando eles precisam de um passeio sobre a cidade.

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Exibição no Brasil Exibição em Portugal
Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
1 20 15 de junho de 2012 2 de agosto de 2013 30 de setembro de 2012 8 de setembro de 2013 7 de junho de 2013 11 de julho de 2014
2 TBA 1 de agosto de 2014[6] TBA TBA TBA TBA TBA

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublador Brasil Dublador Portugal
Dipper Pines Thiago Keplmair João Pedro
Mabel Pines Bianca Alencar[7] Solange Santos
Tio Stan Marcelo Pissardini Rui de Sá
Wendy Samira Fernandes Adriana Moniz
Soos César Marchetti José Nobre
Gideon Wendell Bezerra Mário Redondo
Pacifica Northwest Priscila Franco (em Double Dipper)
Flora Paulita (The Time Traveler's Pig em diante)
Carla Garcia

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em 15 de junho de 2012 foi exibida a "espiadinha"/"avanço exclusivo" logo depois da Estreia do Filme Disney Channel Let It Shine, que foi assistida por 3,4 milhões de espectadores.[8] A série tem tido elevações de sucesso em seu quinto episódio, que foi exibido dia 13 de julho de 2012, com 3,6 milhões de telespectadores. Da crítica, a série tem recebido avaliações positivas.[9]

Awards and nominations[editar | editar código-fonte]

Year Award Category Nominee Result
2012 Annie Award Desenho de Produção em Animated Televisão / Broadcast produção[10] Ian Worrel Indicado
Dublagem em um Televisão / Produção Transmissão em Animação[11] Kristen Schaal Venceu
2012 Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Venceu
2013 Teen Choice Awards Escolha TV: Melhor Animação[12] Gravity Falls Indicado
2013 Annie Award Melhor Produção TV de Animação / Broadcast para o público infantil [13] Gravity Falls Indicado
Diretor de Animação de TV / Broadcast produção[13] John Aoshima Indicado
Encenação em uma Animação TV / Broadcast produção [13] Alonso Ramos-Ramirez Indicado
2013 Golden Reel Award Melhor Edição de Som em Televisão: Animação[14] Gravity Falls Indicado
2013 Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Indicado
2014 Kids' Choice Awards Animal Favorito de Animação Waddles Indicado

Referências

  1. BETTER GRAB SOME SUNGLASSES, THE FUTURE AROUND HERE IS BRIGHT, Disney Channel Medianet
  2. Watch the Series Preview of Gravity Falls Friday, June 15. Disney. Cópia arquivada em May 12, 2012.
  3. Lage, Caio (8/12/2012). Gravity Falls: Um Verão de Mistérios pré-estreia no Disney Channel. anmtv.xpg.uol.com.br.
  4. GRAVITY FALLS - Trailer. dailymotion.com.
  5. Kondolojy, Amanda (July 29, 2013). 'Gravity Falls' Renewed by Disney Channel for Second Season. Zap2It. Disney press release. Página visitada em July 29, 2013.
  6. Hirsch, Alex (14 June 2014). Tweet from Alex Hirsch about Season 2 premiere. Página visitada em 14 June 2014.
  7. Rocha, Ana Paula (19 de Março de 2013). Quem emite o som: os segredos da dublagem. Página visitada em 26 de Decembro de 2013. ""Dublo a Mabel""
  8. Friday Cable Ratings: 'Let it Shine' Premiere, + US Open, 'WWE Friday Night Smackdown', 'Common Law', 'Fairly Legal', & More. TV By the Numbers. Página visitada em July 8, 2012.
  9. Gravity Falls – Season 1 Reviews, Ratings, Credits, and More. Metacritic (June 29, 2012). Página visitada em October 11, 2012.
  10. Beck, Jerry (3 December 2012). Annie Award Nominations 2012. Cartoon Brew. Página visitada em 5 December 2013.
  11. Beck, Jerry (2 February 2013). Annie Award Winners. Cartoon Brew. Página visitada em 5 December 2013.
  12. Lewis, Casey. Teen Choice Awards Nominations Announced! Who Made The Cut This Year?. Teen Vogue. Página visitada em 5 December 2013.
  13. a b c Amidi, Amid (2 December 2013). Complete List of 2013 Annie Award Nominations. Cartoon Brew. Página visitada em 5 December 2013.
  14. The 61st MPSE Golden Reel Awards Nominees (Television). Página visitada em 2 February 2014.