Gravity Falls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Série atual

Gravity Falls
Gravity Falls (PT)
Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (BR)

Logotipo de Gravity Falls
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 20 Minutos
Criador(es) Alex Hirsch
Elenco Jason Ritter
Kristen Schaal
Alex Hirsch
Linda Cardellini
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 40 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Josh Aoshima
Aaron Springer
Joe Pitt
Produtor(es) Tobias Conan Trost
Rob Renzetti
Tema de abertura "Made Me Realize" por Brad Breeck
Tema de encerramento Créditos Finais
Exibição
Emissora original Disney Channel 1ªTemporada

Disney XD 2ªTemporada

Formato de exibição 720p (HDTV)
Transmissão original 15 de junho de 2012 - 15 de fevereiro de 2016
Cronologia
PrankStars
Jessie

Gravity Falls (Gravity Falls: Um Verão de Mistérios no Brasil e apenas Gravity Falls em Portugal) é uma série estadunidense criada por Alex Hirsch (roteirista de As Trapalhadas de Flapjack e Adolepeixes[1]). No dia 15 de junho de 2012, houve uma prévia da série logo depois da estreia do filme Let It Shine e no dia 29 de junho de 2012 a série estreou oficialmente no Disney Channel dos EUA[2]. A série teve uma "espiadinha" no dia 30 de setembro de 2012 no Disney Channel Brasil e estreou oficialmente em 6 de outubro de 2012.[3] A série estreou no dia 7 de junho de 2013 no Disney Channel Portugal.[4] Também foi exibida pela Rede Globo de 10 de maio a 13 de setembro de 2014. Em 19 de julho de 2013 foi renovada para uma segunda temporada, que estreou no Disney Channel Brasil em 5 de outubro, às 17h, e no Disney Channel dos EUA em 1 de agosto de 2014. Depois do episódio 1 da temporada 2, a série passou a ser exibida pelo Disney XD. A temporada 2 é a última da série e conclui o verão dos Gêmeos Pines.

Enredo

A série narra as aventuras dos dois irmãos gêmeos de 12/13 anos "Dipper e Mabel Pines", cujos planos para as férias de verão são arruinados quando os seus pais resolvem envia-los para visitar seu Ti-vô (Tio/Avô) (Grunkle - contração/gíria do inglês "great uncle")Stan em Gravity Falls, Oregon. "Tio-Avô" Stan vive e gerencia a ''Cabana do Mistério'' uma armadilha para turistas que cobra de visitantes azarados por um vislumbre de um museu que é (segundo o próprio Stan) o mais bizarro do mundo, mas Dipper e Mabel pouco sabem que há realmente algo muito estranho acontecendo, e eles não devem confiar em ninguém (Trust No One) para encontrar o seu caminho nesta cidade estranha.

Elenco

Principal

  • Dipper Pines- (Jason Ritter) – O irmão gêmeo de 12 anos de Mabel Pines. Inteligente e convencional, armado com o Diário nº 3 que ele descobriu e o ajuda com o mistério do dia. Dipper Pines não pode esperar para ser um homem. Um aventureiro nato no coração, Dipper não consegue ficar parado e está sempre procurando o próximo enigma para resolver. Sua escrupulosa atenção a detalhes vem a calhar quando ele está em busca de resolver o mistério do dia, mas às vezes o excesso de zelo deixa os outros questionando a sua credibilidade. Ele é sábio além de seus anos, e sua recusa em ficar quieto quando há quebra-cabeças para serem resolvidos o deixam impaciente em situações cotidianas. É constatado em vários episódios que Dipper tem uma queda por Wendy. Mesmo quando ele se declara e ela o rejeita, a queda continuou, mas Dipper chegou a resolução de que passar por isso o fez uma pessoa melhor. (40 episódios)
  • Mabel Pines- (Kristen Schaal) – A irmã gêmea de 12 anos de Dipper Pines. Baseado no cartão postal que enviou a seus pais, ela parece ser uma menina normal. Mabel Pines é uma otimista alegre e enérgitica, que ignora a vida com um sorriso cheio de suspensórios e uma variedade de extremamente coloridas blusas de malha. É a sua personalidade extrovertida e curiosidade destemido que vêm a calhar quando as necessidades de Dipper a ajudar a resolver um mistério, mesmo se ela nem sempre é consciente disso. Mabel vive em um mundo de romances pré-adolescentes, e sua fixação em encontrar seu único amor verdadeiro ocasionalmente enfia ela em situações difíceis que em última instância necessitam de ajuda de seu irmão. Ainda assim, apesar da estranheza em Gravity Falls, Mabel é sempre um tipo de garota "copo meio cheio",Nasceu 15 Minutos Antes de Dipper. (39 episódios + 1 sem falas)
  • Stanley Pines- (Alex Hirsch) – o tio avô de Dipper e Mabel Pines. Ele corre e vive em A Cabana do Mistério que é o museu mais bizarro do mundo. Stan é um vendedor rude e miserável que conseguiu finalmente se estabelecer em uma cidade com bastante clientes incautos para vender suas bugigangas sem valor. Seu talento para o exibicionismo é estranhamente hipnotizante, e assim ele é capaz de ganhar dinheiro vendendo as bugigangas falsas em sua loja. Sua ética de trabalho é impulsionado principalmente pelo seu desejo de ganhar dinheiro, então quando ele não está gerando uma renda, ele é geralmente está em casa assistindo televisão, embora tenha por bastantes vezes falsificado e roubado dinheiro. Stan quase sempre usa um fex(chapéu) semelhante ao usado por Shriners e frequentemente fala dos "meninos do abrigo", que ele alega "desconfiança" dele. Mesmo que ele envia os gêmeos em missões imprevisíveis e ultrajante, ele tem sempre os seus melhores interesses no coração e ama incondicionalmente. Stan aparentemente não acredita no lado misterioso da cidade, mas secretamente ele é muito ligado a este lado, devido ao portal que ele tem escondido na cave/laboratório secreto da Cabana do Mistério, cuja entrada é a máquina de vendas da loja. No episódio "Not What He Seems", é descoberto que ele tem usado este portal para resgatar o seu misterioso irmão gémeo de seis dedos e autor dos diários. Até ao episódio "A Tale of Two Stans" é pensado que o nome de Stan é Stanford Pines, mas neste episódio é descoberto que o seu nome é Stanley Pines e que Stanford é, na realidade, o seu irmão. Stanley fingiu a sua morte quando o seu irmão ficou preso no outro lado do portal e ficou com a sua identidade para o seu cadastro ficar limpo. (39 episódios)
  • Soos Ramirez- (Alex Hirsch) – Um empregado faz-tudo de 22 anos da Cabana do Mistério. Ele é o melhor amigo de Dipper e Mabel Pines em Gravity Falls, frequentemente acompanhando ele na maioria das aventuras, já que Stan pouco se interage com seus sobrinhos-netos. Soos é um cara gordo e amável, as vezes um tanto aéreo e estúpido, por sua mentalidade infantil e ingênua ele muitas vezes cria problemas que constantemente o mete em perigo. Ele mora na casa de sua avó chamada Abuelita. (37 episódios)
  • Wendy Corduroy- (Linda Cardellini) – Uma garota de 15 anos que trabalha por tempo integral na Cabana do Mistério. Normalmente enrola em seus trabalhos e inventa desculpas para sair deles. Durante os primeiros episódios ela foi a paixão de Dipper e Robbie, que muitas vezes disputaram para conquistar seu amor, mas ao final Wendy passou a odiar Robbie e passou a considerar Dipper apenas como um amigo na começo da segunda temporada. Ela é filha de Manly Dan e possui três irmãos caçulas. (31 episódios)
  • Waddles - O porco de estimação da Mabel. Mabel conseguiu ganhá-lo após acertar seu peso num jogo de um parque. Ele normalmente fica dentro da cabana mastigando papéis ou roupas, quase nunca é visto fora. Ele pesa 8 quilos e possui um círculo rosa-escuro em seu olho direito. A princípio foi nomeado por Ginga, mas depois passou a ser chamado de Waddles.
  • Stanford Pines-Irmão de Stanley Pines,é o misterioso Autor dos Diários.Ele tem seis dedos em uma mão,e é um cientista muito bom.Anos atrás,ele decidiu estudar as propriedades sobrenaturais de Gravity Falls.Ele construiu uma cabana na floresta,onde era sua base para seus experimentos.Após estudar os mistérios de Gravity Falls,ele se perguntou de onde todas as coisas paranormais de Gravity Falls saíam.Ele fez um acordo com Bill Cipher,e permitiu que ele poderia ter acesso a seu corpo quando quiser,então Bill,ajudou Standord construiu o Portal Universal,com ajuda de seu colega Fiddleford Hadron McGucket.Mas depois de terrível acidente que fez Fiddleford insano,Stanford descobriu a verdadeira natureza do Portal.A função do portal era criar uma brecha interdimensional entre Reino dos Pesadelos lar de Bill Cipher e outros dêmonios,e depois de ativado,Bill Cipher causaria a total destruição do universo,causando o Estranhomaggedon,um evento cataclísmico.Depois disso Stanford perdeu toda sua sanidade.Pediu para seu irmão Stanley Pines,esconder um de seus Diários,porque,quando combinados,os Diários mostram as instruções para manusear o Portal.Mas,os dois acabaram brigando e Stanley mandou Stanford para uma dimensão desconhecida,por meio do Portal Universal.Depois de 30 anos,Stanford retorna,deixando todos boquiabertos.Atualmente,vive no porão da Cabana do Mistério,fazendo suas pesquisas misteriosas.Mas,agora,se encontra transformado em uma estatueta de ouro,graças a Bill Cipher. (2ª temporada; 7 episódios + 2 sem falas)

Recorrentes

  • Candy Chiu e Grenda – As melhores amigas de Mabel. Assim como Mabel elas não gostam de Pacifica e por isso tem rivalidade com ela. Candy é asiática e usa óculos, enquanto que Grenda é grande, bruta e tem uma voz bem grossa masculina.
  • Fiddleford Hadron "Velho" McGucket (Alex Hirsch) – O "maluco local" de Gravity Falls e o ex-ajudante do autor dos diários, Stanford Pines. Normalmente aparece nos momentos mais inoportunos pirando pelas ruas. Ele fundou a Sociedade do Olho Cego. (18 episódios + 2 sem falas)
  • Gideão "Gideãozinho" Gleeful – Vilão da 1ª temporada. Um garoto médium e vigarista, rival do Tivô Stan. Ele fala com um sotaque sulista, veste roupas formais azuis e tem um grande topete branco que chega a ser quase do tamanho dele. Ele é apaixonado pela Mabel e odeia Dipper Pines considerando ele seu arqui-inimigo. Assim como Dipper ele guardava um livro secreto, o Diário Nº 2 que o ajudava em seu planos. Até o final da primeira temporada ele queria reunir os três diários para conseguir abrir o portal por trás dele, ele rouba a escritura da Cabana do Mistério, porém após uma batalha contra Dipper sua farsa foi revelada para os moradores e ele foi preso. (9 episódios + 1 sem falas)
  • Pacifica Elise Northwest – Uma menina rica e mimada, a garota mais popular de Gravity Falls. Ela tem uma rivalidade com Mabel e suas amigas. A princípio sua família foi considerada a fundadora da cidade, porém foi descoberto em um episódio que seu ancestral era catador de fezes. A partir da segunda temporada passa a ser mais amigável com Mabel e Dipper.
  • Robert "Robbie" Stacy Valentino – Um adolescente punk rock local. Ele foi o principal rival de Dipper pelas afeições do amor por Wendy durante a primeira temporada. Com o tempo Wendy passar a odiar Robbie e o esquece, mesmo Robbie implorando para conseguir reatar o namoro de volta.
  • Bill Cipher - Vilão da 2ª temporada e da série. É um demônico triangular, amarelo e ciclope vindo de uma dimensão paralela. Ele apareceu pela primeira vez no episódio "Tire o Monstro do Sonho" quando Gideão o invoca numa tentativa de roubar a escritura da Cabana do Mistério. Ele invadiu a mente do Tivô Stan, porém foi derrotado por Dipper que o impediu de roubar a senha. Desde então Bill passa a aparecer como um antagonista frequente na segunda temporada. Na maioria das vezes muitas imagens com sua figura (o triângulo e o olho) são vistas aparecendo em vários lugares de Gravity Falls. Ele é uma referência ao Olho da Providência. (7 episódios)
  • Xerife Blubbs e Vice Derland (Kevin Michael Richardson e Keith Ferguson) – são os dois únicos policiais de Gravity Falls. Frequentemente andam juntos e têm uma grande afeição e sabesse ainda que eles são o primeiro casal homosexual da Disney, a confirmação só chegou num dos ultimos episódios. Xerife Blubbs é baixinho, gordo, usa óculos escuros e é negro, enquanto Vice Derland é magro, alto e tem o nariz rosado.
  • Toby Determinado (Gregg Turkington) – Um repórter falso e louco que trabalha em Gravity Falls. Ele tem uma queda por Shandra.
  • Alex Hirsch também faz de gnomos (5 episódios), Quentin Trembley (1 episódio) e Bill Cipher (6 episódios).

Episódios

Temporada Episódios Exibição original Exibição no Brasil
1 20 15 de junho de 2012 02 de agosto de 2013 30 de setembro de 2012 08 de setembro de 2013
2 20 1 de agosto de 2014 15 de fevereiro de 2016 5 de outubro de 2014 24 de março de 2016

Dublagem

Personagem Dublador Brasil Dublador Portugal
Dipper Pines Thiago Keplmair João Pedro
Mabel Pines Bianca Alencar[5] Solange Santos
Tio Stan Marcelo Pissardini Rui de Sá
Wendy Samira Fernandes Adriana Moniz
Soos César Marchetti José Nobre
Gideon Wendell Bezerra Mário Redondo
Pacifica Northwest Priscila Franco (em Double Dipper)
Flora Paulita (The Time Traveler's Pig em diante)
Carla Garcia
Bill Cipher Glauco Marques Tiago Retrê

Recepção

Em 15 de junho de 2012 foi exibida a "espiadinha"/"avanço exclusivo" logo depois da Estreia do Filme Disney Channel Let It Shine, que foi assistida por 3,4 milhões de espectadores.[6] A série tem tido elevações de sucesso em seu quinto episódio, que foi exibido dia 13 de julho de 2012, com 3,6 milhões de telespectadores. Da crítica, a série tem recebido avaliações positivas.[7]

Prêmios e indicações

Ano Programa/Concurso Categoria Indicado Resultado
2012 Annie Award Desenho de Produção em Animated Televisão / Broadcast produção[8] Ian Worrel Indicado
Dublagem em um Televisão / Produção Transmissão em Animação[9] Kristen Schaal Venceu
2012 Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Venceu
2013 Teen Choice Awards Escolha TV: Melhor Animação[10] Gravity Falls Indicado
2013 Annie Award Melhor Produção TV de Animação / Broadcast para o público infantil [11] Gravity Falls Indicado
Diretor de Animação de TV / Broadcast produção[11] John Aoshima Indicado
Encenação em uma Animação TV / Broadcast produção [11] Alonso Ramos-Ramirez Indicado
2013 Golden Reel Award Melhor Edição de Som em Televisão: Animação[12] Gravity Falls Indicado
2013 Top Tástico Brasil Melhor Série de Animação Gravity Falls Indicado
2014 Kids' Choice Awards Animal Favorito de Animação Waddles/Bolas Indicado
2016 Kids' Choice Awards Melhor Série de Animação Gravity Falls Pendente

Referências

  1. BETTER GRAB SOME SUNGLASSES, THE FUTURE AROUND HERE IS BRIGHT, Disney Channel Medianet
  2. «Watch the Series Preview of Gravity Falls Friday, June 15». Disney. Cópia arquivada em May 12, 2012  Verifique data em: |arquivodata= (ajuda)
  3. Lage, Caio (8 de dezembro de 2012). «Gravity Falls: Um Verão de Mistérios pré-estreia no Disney Channel». anmtv.xpg.uol.com.br 
  4. «GRAVITY FALLS - Trailer». dailymotion.com 
  5. Rocha, Ana Paula (19 de Março de 2013). «Quem emite o som: os segredos da dublagem». p. oestadorj.com.br. Consultado em 26 de Decembro de 2013. Dublo a Mabel  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Friday Cable Ratings: 'Let it Shine' Premiere, + US Open, 'WWE Friday Night Smackdown', 'Common Law', 'Fairly Legal', & More». TV By the Numbers. Consultado em July 8, 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Gravity Falls – Season 1 Reviews, Ratings, Credits, and More». Metacritic. June 29, 2012. Consultado em October 11, 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  8. Beck, Jerry (3 December 2012). «Annie Award Nominations 2012». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. Beck, Jerry (2 February 2013). «Annie Award Winners». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  10. Lewis, Casey. «Teen Choice Awards Nominations Announced! Who Made The Cut This Year?». Teen Vogue. Consultado em 5 December 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. a b c Amidi, Amid (2 December 2013). «Complete List of 2013 Annie Award Nominations». Cartoon Brew. Consultado em 5 December 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  12. «The 61st MPSE Golden Reel Awards Nominees (Television)». Consultado em 2 February 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)