Great Teacher Onizuka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Great Teacher Onizuka
グレート・ティーチャー・オニヅカ
Gênero Shonen, Ação, Comédia, Ecchi, Escolar
Mangá
Great Teacher Onizuka
Autor Tohru Fujisawa
Editora(s) Japan Shonen Magazine

Canada Estados Unidos Tokyopop
República da China Tong Li
França Pika Édition
Alemanha Egmont
Suécia Schibsted Forlagene
Itália Dynamic Italia
Singapore Chuang Yi (Chinese)
Polónia Waneko
México Grupo Editorial Vid
Malásia Tora Aman Publications SDN BHD

Revista Shonen Magazine
Data de publicação 16 de Maio de 1997 – 17 de Abril de 2002
Volumes 25
Anime
Great Teacher Onizuka
Direção Naoyasu Hanyu, Noriyuki Abe
Estúdio Studio Pierrot
Exibição original 30 de Julho de 1999 – 24 de Abril de 2000
Emissoras de TV Japão Animax, Fuji Television
Filipinas GMA 7
Nº de episódios 43
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Great Teacher Onizuka (GTO) é a continuação de outro mangá de Tohru Fujisawa chamado Shounan Jun-ai Gumi onde Eikichi Onizuka faz um papel de delinqüente junto a seu melhor amigo, Ryuji Danma. No mangá de GTO o autor decidiu deixa Onizuka como protagonista de um personagem inesperado, de professor. O anime começa um pouco mais tarde sendo Onizuka professor desde o inicio, a serie conta com 43 episódios. Como foi uma série de grande sucesso no Japão, também foi feita um Jdrama com atores reais.

O mangá, publicado pela Shonen Magazine, foi premiado com o Prêmio Kōdansha de melhor mangá em 1998 na categoria Shonen.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Eikichi Onizuka é um rapaz de 22 anos que no seu tempo de escola era líder de uma gangue de motociclistas da pesada e faixa preta em karate. Depois de se formar numa faculdade de quinta-categoria em Estudos Sociais, resolve exercer a profissão de lecionador, mesmo não tendo a mínima aptidão para o cargo. Com muito sacrifício, Onizuka consegue um emprego em um colégio e vai dar aula para uma turma fora do normal. Utilizando métodos pouco convencionais, ele procura colocar seus alunos na linha, tornando-se amigo, compreendendo-os e mostrando á eles que um professor também possui sentimentos (do modo mais difícil para eles). E claro, aproveitando pra ver as garotas de uniforme escolar e tentar conquistar Azusa Fuyutsuki, uma professora da mesma escola.

Suas atitudes lembram, em diversos momentos, os ensinamentos do filósofo indiano Osho.

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá possui 25 volumes publicados pela Kodansha. No Japão sua publicação teve início em 16 de maio de 1997, e seu término em 17 de abril de 2002.

Drama[editar | editar código-fonte]

Depois do mangá foi feito um Jdrama de 12 capítulos, um especial e um filme exibidos em 1998. Takashi Sorimachi personifica Onizuka e Nanako Matsushima interpreta Fuyutsuki. É dirigida por Masayuki Suzuki e a música de abertura, «Poison» é cantada pelo próprio Sorimachi. Existem várias diferenças drásticas em relação ao anime e ao mangá, porém foi possível contar toda a história em apenas doze capítulos de quarenta minutos cada. TOKYOPOP afirma que o último episódio do live-action foi «o programa mais visto de todos os tempos na televisão japonesa».

Drama[editar | editar código-fonte]

No dia 3 de julho de 2012, a o canal japonês KTV estreou um remake do Jdrama de 1998. O cantor Akira do grupo J-pop, EXILE, interpreta o protagonista Onizuka. A história sofreu leves alterações, alguns personagens sofreram mudanças enquanto outros foram acrescentados, porém os principais fatos foram mantindos próximos da forma que são vistos no mangá.

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi exibido de 30 de julho de 1999 até 24 de setembro de 2000, e conta com 43 capítulos, de 23 minutos cada. O anime segue fielmente a história do mangá (mudando apenas alguns detalhes), até a viagem à praia em Okinawa, sendo essa a última parte do anime, e assim eliminando os personagens que aparecem logo em seguida no mangá. A maioria das diferenças se devem ao fato de quando o anime foi exibido o mangá ainda estava pela metade. O anime é mais exagerado ao estilo cômico do que o mangá e o jdrama. Muitas das caretas de Onizuka no anime foram modeladas a partir da atuação de Takashi Sorimachi no jdrama.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Abertura[editar | editar código-fonte]

Encerramento[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.