Greedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Info/Personagem Star Wars Greedo é um personagem fictício da saga de Star Wars (Guerra nas Estrelas), tendo estreado no Episódio IV. Na saga, ele atua como um caçador de recompensas Rodiano, nascido no planeta Rodia.

Biografia

Ele cresceu numa vila com sua mãe Neela, seu irmão caçula Pqweeduk e seu tio Nok. O clã dominante no local, Chattza, descobriu a localização da vila de Greedo e a atacou, mas sua família escapou a tempo. Ele e sua família foram para Nar Shaddaa, e Greedo aprendeu a se virar nas ruas verticais do planeta. Ele via os mercenários passando pelas ruas. Um dia, viu a nave do mecânico Shug Ninx, era uma nave que Greedo queria mais que tudo. Um dia, não resistiu e roubou as juntas de força da nave. Mas aquelas juntas não eram da nave que ele queria, e sim, da Millenium Falcon, que estava na oficina de Ninx. Descoberto seu roubo, Chewbacca o pegou enquanto observava a Falcon. Han Solo viu que ele era só um pobre garoto, e lhe deu as juntas de força usadas da Falcon. Greedo se sentiu humilhado, sendo vítima de caridade. Quis vingança.

Ele foi um dos caçadores de recompensa contratados por Jabba para capturar Han Solo. Vendo no seu objetivo, além de ser compensado em dinheiro, teria sua tão almejada vingança, ele não pode recusar. Encontrou Solo na Cantina de Mos Eisley, em Tatooine. Ordenou que Solo pagasse sua dívida a Jabba, mas o mercenário corelliano disse que não tinha o dinheiro em mãos. Na edição original do filme, sob a mira da arma de Greedo, Solo dispara sua pistola laser por baixo da mesa, pegando Greedo de surpresa. Na reedição do filme, no final da década de 1990, George Lucas, contaminado pela onda do "politicamente correta" nos EUA modifica a cena usando recursos de computação gráfica fazendo com que Greedo atirasse primeiro em Solo. O resultado não apenas ficou péssimo e artificial, como destrói a característica original do personagem Han Solo. Quase a totalidade dos fãs da série abominaram tal modificação. Alguns chegaram a criar um movimento na internet chamado "Han Shoots First" como forma de protesto a essa intromissão desnecessária na obra original.