Greene Vardiman Black

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Greene Vardiman Black

Greene Vardiman Black (perto de Winchester (Illinois), 3 de agosto de 18361915), vulgarmente conhecido como GV Black, é considerado um dos fundadores da odontologia moderna nos Estados Unidos [1] . Ele nasceu perto de . Passou o início da vida em uma fazenda e rapidamente desenvolveu um interesse pelo mundo natural. Com menos de 17 anos começou a estudar medicina com a ajuda de seu irmão, o Dr. Thomas G. Black. Em 1857, ele conheceu o Dr. JC Speer, que lhe ensinou a prática da odontologia. Após a Guerra Civil, atuou como escuteiro da união, e mudou-se para Jacksonville, Illinois. Foi aqui que ele começou uma carreira ativa e de investigação desenvolvidas no âmbito do campo da odontologia.

Ele pesquisou muitos temas importantes para odontologia, incluindo a melhor composição de amálgamas dentárias e da causa da fluorose dentária [2] . Uma de suas muitas invenções era um motor acionado pelos pés que girava a broca do dentista. Black foi o primeira a usar o óxido nitroso para "extrair dentes sem dor". Ele também é conhecido pelos seus princípios de preparações dentárias, no qual ele descreve os métodos adequados para preparar dentes para as restaurações. O termo "extensão preventiva" ainda é famoso na comunidade odontológica e hoje representa a idéia de Black que os dentistas devem incorporar mais do que as ranhuras e poços atualmente exibindo decadência como uma medida preventiva contra os sulcos e fissuras para desenvolver cárie dentária no futuro.

Além disso, Black organizou a classificação de cárie, que ainda está em uso hoje. Até hoje, apenas mais uma categoria foi adicionada ao seu sistema de classificação.

  • Classe I: Caries afetando fossas e fissuras, em oclusal, vestibular e lingual nas superfícies dos dentes posteriores, e lingual de dentes anteriores.
  • Classe II: Caries afetando superfícies proximais de dentes posteriores (molares e pré-molares).
  • Classe III: Caries afetando superfícies proximais de dentes anteriores.
  • Classe IV: Caries afetando proximal incluindo bordas incisais dos dentes anteriores.
  • Classe V: Caries afetando terço gengival da superfície vestibular ou lingual dos dentes anteriores ou posteriores.
  • Classe VI:Caries afetando pontas de cúspide dos molares e pré-molares.

Black também foi o primeiro reitor da Universidade Northwestern Dental School, onde o seu retrato pendurado até o encerramento da escola em 2001. A sua estátua pode ser encontrada em Chicago's Lincoln Park. Ele também foi induzido no Hall da Fama Internacional de Odontologia da Pierre Fauchard Academy em 25 de fevereiro de 1995.

Referências

  1. The grand old man. Página visitada em 12/01/2010.
  2. The Columbya Encyclopedia. Página visitada em 12/01/2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.