Gregório Acindino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gregório Acindino (em grego: Akindynos; em latim: Gregorius Acindynus; em grego: Γρηγόριος Ἀκίνδυνος) (ca. 1300 - 1348) foi um teólogo grego bizantino. Um nativo de Prilepo, ele se mudou da Pelagônia para a Tessalônica e estou sob Thomas Magister e Gregório Briênio. Ele se tornou um admirador de Nicéforo Gregoras após ter visto um tratado astronômico feito por ele e seu amigo Balsamon em 1332. Ele então lhe escreveu uma carta onde ele o chama de "mar de sabedoria". Da Tessalônica, ele pretendia se mudar para Monte Atos, mas por razões desconhecidas, não o fez.

História[editar | editar código-fonte]

Ele se envolveu numa disputa teológica sobre a doutrina da Luz não criada entre Gregório Palamás e Barlaão da Calábria na década de 1340. Um estudante de Palamás, ele mediou entre os dois a partir de 1337, avisando Barlaão que suas tentativas contra a doutrina seriam fúteis, mas a partir de 1341, ele se tornou também um crítico, denunciando-a como uma forma de messalianismo e se tornou o mais perigoso adversário de Palamás após o retorno de Barlaão para a Calábria. Ele foi excomungado no Concílio de Constantinopla de 1347 e morreu no exílio, aparentemente vítima da Peste Negra.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Patrologia Graeca vol. 151. (em grego)
  • Angela Constantinides Hero (trans.), Letters of Gregory Akindynos, Harvard Univ Press (1983), ISBN 0-88402-107-6. review: Aristeides Papadakis, Speculum (1985). (em inglês)
  • J.-S. Nadal, "La critique par Akindynos de l'herméneutique patristique de Palamas," Istina 19 (1974), 297-328. (em francês)
  • J. Nadal Cañellas, ed. Gregorii Acindyni refutationes duae operis Gregorii Palamae cui titulus Dialogus inter Orthodoxum et Barlaamitam (Louvain 1995). [= Corpus Christianorum Series Graeca, 31.] - Texto em grego dos tratados de Acindino contra uma obra de Palamás chamada "Diálogo entre um Ortodoxo e um Barlaamita".
  • J. Nadal Cañellas, La résistance d' Akindynos à Grégoire Palamas. Enquête historique, avec traduction et commentaire de quatre traités édités récemment. I-II (Louvain 2003) [= Spicilegium Sacrum Lovaniense. Études et documents 50 - 51] (em francês) - Uma tradução francesa, com importantes comentários históricos, dos tratados editados por Nadal Cañellas em 1995.

Ver também[editar | editar código-fonte]