Grenadina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Romã e suas sementes.

Grenadina tradicionalmente conhecido em Portugal por groselha é um licor, xarope, não alcoólico de tons vermelhos, feito geralmente das sementes da fruta Romã e afinal também igualmente a partir de groselha. É usado como um item de coquetéis, tanto por seu sabor como também para tingir de rosa bebidas misturadas. "Grenadinas" são geralmente feitas ao se misturar o xarope com água gelada num copo ou numa jarra, algumas vezes com gelo.

O nome grenadina vem do Francês "grenade", romã, e é assim denominada por ser a grenadina originalmente preparada do suco de romã e açúcar. No entanto, "grenadina" é também usado como nome para outros xaropes, licores, e bebidas que contenham sucos de outras frutas (tais como: Framboesa, Groselha vermelha, Amora-silvestre) ) e xarope de açúcar. O sabor característico pode ser obtido da mistura do suco de groselha negra e outras frutas mas sendo o da groselha a predominar.

A Indústria Alimentícia, entretanto, tem substituído largamente a grenadina feita de frutas com ingredientes artificiais.

O marca "Rose's" da Mott's, de longe a grenadina mais comum dos E.U.A., é agora formulada inteiramente com xarope de alta frutose do milho, água, uma base ácido cítrico, aproximando da formulação da orange drink.

O Xarope de Grenadina é geralmente misturado na limonada fazendo assim a pink lemonade, sem semelhantes no Brasil. Também é usada em coquetéis e em Cervejas, fazendo assim o que cunharam como "grena-beer" ou mais recentemente "Christmas beer" (cerveja natalina, do natal). A grena-beer originou-se na Europa durante os anos noventa. É popular na California do Sul.


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Grenadina