Griff Tannen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Griff Tannen é um personagem da trilogia Back to the Future (br: De Volta Para o Futuro / pt: Regresso ao Futuro). É o neto de Biff Tannen e assim como o avô, é estúpido e metido a valentão. Costuma zombar do filho de Marty McFly e neto de George McFly, este último, provocado por seu avô Biff quando ambos eram jovens. O tempo onde Griff vine na cidade de Hill Valley data de 2015, um tempo futuro ao que vive Marty (1985, tido como tempo presente na trilogia), sendo este o único ano no qual se faz presente durante a trilogia.

História[editar | editar código-fonte]

Quando Marty McFly e o Dr. Brown viajam para o futuro de sua época, em 2015, Biff já é um senhor de idade, porém faz questão de ser um velho mal educado e grosseiro, principalmente se tratando de algum McFly, pois não foi tão bem sucedido em sua vida profissional, além de invejar tudo o que George tem, inclusive Lorraine, com quem Biff gostaria de estar casado. Por isso, Griff, o neto de Biff, desconta em Marty Jr. todo o pesar de seu avô.

Nenhum pai (ou mãe) de Griff ou filho(a) de Biff é citado, o que sugere que Griff passa mais tempo com seu avô do que com seus pais, ou que fora abandonado pelos pais e vive com seu avô (assim como o próprio Biff, que era criado pela avó). Além de valentão, Griff também é um mau-caráter e ladrão, assim como seu avô, também participa de uma gangue (na qual aparentemente é o líder, assim como seu avô era), participando de variados roubos. Explora Marty Jr., a quem geralmente força a participar de seus maus atos, dos quais Jr. ingenuamente aceita participar, e acaba sendo o principal culpado enquanto Griff sai numa boa.

Para impedir que Jr. seja preso, o Marty de 1985 se passa por ele (convencendo o verdadeiro Jr. a ficar quieto e escondido num canto) e se nega a participar do roubo com Griff, o qual o desafia para uma briga, o chamamdo de franguinho. Marty bate em Griff, derrubando-o em cima de seus amigos. Enfurecido, Griff persegue Marty pelo bairro. Marty faz uso de um hoverboard, e com este, despista a gangue de Griff, os quais são flagrados pela polícia e levados para a prisão, no lugar de Marty Jr.

Família[editar | editar código-fonte]

Como dito anteriormente, os pais de Griff não são citados nenhuma vez, o que sugere que Griff vive com o avô ou que passa pouco tempo com os pais, passando bem mais com o avô. Em toda a trilogia, também não é citada nenhuma esposa de Biff (que seria a suposta avó de Griff e mãe do pai ou mãe do mesmo), que em complemento com o fato de Biff ter um neto (Griff) em 2015, sugere que Biff é pai solteiro ou divorciado em 1985, uma vez em que parece ter interesse por Lorraine desde a juventude (1955) até quando é idoso, isso é provado quando Biff diz frases de despedida como: " - Mande um beijo meu para sua mãe" (dita para Marty em 1985) ou " - Mande lembranças minhas à sua avó" (dita à Marty Jr. em 2015).

Trívia[editar | editar código-fonte]

Na trilogia, Griff aparece somente em Back To The Future II, que é o filme que mostra o futuro, no caso, 2015, que é o único ano na trilogia quando ele se faz presente. Na série animada, Griff aparece em alguns episódios, em especial os que se passam em 2015.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Griff tem os traços que seu avô tinha quando era jovem como ele, mas Griff aparenta ser mais magro e mais alto, e um rosto sem marcas e rugas, como o de seu avô. Griff também é o mais agressivo e estúpido dos Tannen mostrados na trilogia, fala praticamente berrando, num tom mais alto que Biff e Bufford falam em suas épocas, além de também bater com mais força.
  • Como mostrado nos três filmes, nenhum dos Tannen ataca sozinho, todos têm suas respectivas gangues, e aparentemente, são os líderes das mesmas, sendo que em todas, o respectivo Tannen tem três aliados, contando com ele, quatro pessoas. Diferente de Biff e Bufford, cujas gangues só contém membros homens, Griff tem em sua gangue uma garota, a qual é sanguinária como Griff, tendo unhas grandes e potentes nos dedos, fazendo delas garras de ferro, com as quais fere seus inimigos, em especial, Marty Jr. (logo após supostamente acariciá-lo, passando a mesma pelo seu rosto e corpo). A presença feminina entre os capangas de Griff traz uma conotação e um estilo mais modernos para uma gangue do mal, aliás, para qualquer grupo de amigos.
  • Griff parece gostar de esportes agressivos. Em especial, Baseball, pois costuma utilizar de um taco de baseball como arma para atacar suas vítimas. Griff também utiliza-se de um capacete de bicicross, além de joelheiras e cotoveleiras prateadas por cima de sua roupa inteiramente preta, além de luvas de proteção e uma bota pontuda por cima da calça (o que em anos como 2015, soa como brega para homens e moderno para mulheres). Griff também faz uso do Hoverboard Pitbull, uma espécie de hoverboard mais pesado que o usual (usado por Marty para fugir de Griff) e que contém partes também pontudas, além de utilizar de um foguete em sua parte traseira. Também parece usar de um mecanismo motor em seu corpo, usado geralmente por ciborgues.
  • Todos os Tannen mostrados nos filmes vivem de má intenção, são provocadores, valentões e completos imbecis. Mas, cada um deles tem características próprias. Como se pode notar, gracejo como Alô, tem alguém em casa? (falado por Biff enquanto dá croques na cabeça da pessoa para quem se trata, quando a mesma fala sem pensar) são próprio de Biff e não são feitos por Griff, este tem outros insultos. Aparentemente, Griff não herdou também o nojo extremo de estrume de seus antepassados, ou talvez não mostre isso, porque não é mostrada nenhuma situação na qual Griff cai sobre um monte de esterco ou algo parecido. Além de Griff em quase tudo fazer alusão ao baseball.