Gringo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gringo é um termo utilizado na América Latina, existente tanto em português quanto em espanhol. Pode denotar significados diferentes de acordo com o país ou a região que é utilizado. De maneira geral, o termo é aplicado para indivíduos estrangeiros, residentes em ou de passagem pelo país.

A versão mais aceita de sua origem vem do espanhol griego, em alusão a expressões como 'isto é grego para mim' (indicando línguas estrangeiras não compreendidas), e remonta ao século XVIII. Outras versões são popularmente usadas,como o nome da canção Green grow lilacs, cantada pelos soldados estadunidenses na guerra contra o México (1845-1847), na qual os EUA incorporaram o sudoeste e a costa oeste do país, ou as ordens de ferroviários britânicos no Brasil: red stop, green go!, mas são refutadas academicamente.

Há certa controvérsia se o termo é ou não pejorativo, como também há controvérsia sobre quem é ou não é "gringo" sob o ponto de vista de um brasileiro. Normalmente, quanto mais alto o nível sócio-econômico de um brasileiro, maior é o número de nacionalidades e culturas a que ele aplica o termo.[carece de fontes?] Brasileiros das camadas sócio-culturais mais baixas utilizam o termo para os indivíduos de origem étnica ou cultura anglo-saxónica, como estadunidemses, britânicos, australianos, canadenses, neozelandeses e sul-africanos, enquanto que para os brasileiros das camadas sociais mais altas quase todos os estrangeiros são gringos, até mesmo outros latino-americanos.

Há inclusive casos em que o termo se aplica até mesmo de brasileiros para outros brasileiros. Por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul, de forma especial entre os descendentes de imigrantes alemães, "Gringo" refere-se aos descendentes de italianos. Neste caso o termo não é pejorativo, sendo inclusive apelido de alguns descendentes de italianos.

Gringo, também é aplicado quando se refere a produtos trazidos de fora: o produto é importado ou "gringo", em geral, dos EUA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]