Gripe asiática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde agosto de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A pandemia da Gripe Asiática iniciou-se em Fevereiro de 1957, no norte da China, tendo o primeiro isolamento do vírus sido feito em Pequim. Da China, a epidemia passou, em meados de Abril, a Hong Kong e Singapura, de onde se difundiu para a Índia e Austrália. Durante os meses de Maio e Junho, o vírus dissemina-se por todo o Oriente. Em Julho e Agosto, estende-se a África, atingindo a Europa nos meses seguintes e os EUA entre Outubro e Novembro. O vírus atinge assim a população mundial em menos de 10 meses.

A rápida difusão da pandemia deveu-se a dois fatores:

  • a rapidez dos transportes e o aumento das viagens internacionais;
  • o vírus sofre a mais importante variação antigénica.

O novo subtipo H2N2 não apresenta nenhuma semelhança com o subtipo anterior H1N1, devido a variações antigénicas nos dois antigénios de superfície.

A nível mundial, a morbilidade associada a esta pandemia foi muito elevada, calculando-se que afectou 20 a 80% da população, consoante as áreas.

A Organização Mundial de Saúde só tomou conhecimento de um surto grave na China, Hong Kong e Singapura em Maio de 1957. O Centro Mundial da Gripe passou a fornecer as características dos vírus que iam sendo isolados.

A epidemia de 1957 entrou em Portugal por via marítima, através dos passageiros do navio Moçambique, vindo de portos africanos, onde grassava a gripe. Embora os tripulantes tivessem desembarcado no dia 7 de Agosto em Lisboa, foi em fins de Setembro que a doença adquiriu carácter epidémico, atingindo o seu máximo em Outubro.

Gripe Russa[editar | editar código-fonte]

Alguns acreditam que a Gripe Russa de 1889-1890 foi causada pelo vírus H2N2, mas não se sabe ao certo. A pandemia de 1889 teve início na Rússia e se espalhou rápidamente pela Europa, atingindo a América do Norte em dezembro de 1889 e se espalhou para a América Latina e Ásia em fevereiro de 1890, matando cerca de 1 milhão de pessoas.