Grisaille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Baptismo de Cristo, um dos frescos en grisaille de Andrea del Sarto no Chiostro dello Scalzo, Florença (1511-26).
Alegoria, atribuído a Piat Sauvage, segunda metade do século XVIII, Bélgica.

Grisalha[1] é um termo de origem francesa, "Grisaille", que designa uma técnica de pintura totalmente monocromática, comummente executada nos tons de cinzento ou castanho e utilizada, em particular, na decoração para representar objectos em relevo.[2] Algumas pinturas 'en grisaille' incluem na composição alguns tons contrastantes, tal como a ilustração de Andrea del Sarto. Na fotografia esta técnica é equivalente ao sépia.

Esta técnica pode ser utilizada como decoração, como a primeira fase de uma pintura a óleo (em prepação para a aplicação de camadas de cor numa fase posterior) ou como modelo para uma gravura. Giotto usou o grisaille nos primeiros registo dos frecos na Capela Scrovegni, e Jan van Eyck pintou en grisaille' figuras no exterior das tábuas dos trípicos, incluindo o Políptico de Gante. Estas pinturas só se vêem, geralmente, quando as portas dos polípticos se encontram fechadas. Em muitos casos tentam-se imitações de esculturas.

Nos Países Baixos a tradição das pinturas en grisaille terá sido iniciada por Martin Heemskerck, Jan Brueghel o Velho e Hendrik Goltzius, e difundiram-na a copiosa obra de Adriaen van de Venne, o atelier de Rembrandt e Jan van Goyen. Na Capela Sistina, algumas partes dos conhecidos frescos têm detalhes en grisaille. Em Hampton Court a parte inferior da decoração da grande escadaria, da autoria de Antonio Verrio, partilha esta técnica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Editora Objetiva, dez. 2009.
  2. Exemplares italianos descritos como grisaglia, podem no entanto ter outro significado.