Grosh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma gros cunhada em Bolonha, Itália, no século XV.

Grosh (também Grosch, Grosz, Gros, Groš) é uma pequena moeda de prata emitida por vários países. Historicamente era equivalente a uma dúzia de denarii. Foi cunhada desde a Idade Média nos seguintes Estados:

Mais tarde a tradição das Groshes foi abandonada pela maioria dos Estados, enquanto outros continuaram só cunhando moedas menores que um gros original. Na Polônia desde 1526 estas moedas incluiam as de 1/2 grosz, 1 grosz, 1,5 grosz, 2 grosz, 3 grosz, 4 grosz e 6 grosz. O peso delas diminuiu gradualmente até chegarem a 1,8 gramas de prata e desde 1752 elas foram substituídas por moedas de cobre com o mesmo nome.

Nos tempos modernos o nome foi adotado por duas moedas correntes:

  • Na Polônia um grosz (plural: grosze ou groszy, dependendo do número) é 1/100 parte de um Złoty
  • Na Áustria um Grosch (plural: Groschen) era 1/100 parte de um Schilling (1924-1938 e 1945-2001)

Na Ucrânia Ocidental gros é ainda uma gíria para a kopiyka, 1/100 parte de uma grívnia. A palavra ucraniana para dinheiro, hroshi, deriva também deste termo.

Igualmente, na Alemanha Groschen era uma gíria para a moeda de dez Pfennig, 1/10 parte de um Marco alemão. A palavra perdeu seu uso com a introdução do Euro, embora ela ainda possa ser ouvida em certas ocasiões, especialmente ditas por pessoas mais velhas.

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a história da Europa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.