Grou-canadiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGrou-canadiano
Grus canadensis -adult and chick-8.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Gruidae
Género: Grus
Espécie: G. canadensis
Nome binomial
Grus canadensis
(Linnaeus, 1758)

O grou-canadiano (português europeu) ou grou-canadense (português brasileiro) (Grus canadensis) é uma ave gruiforme da família Gruidae.

É cinzento, bordas das asas pretas, manchas vermelhas na cabeça. Mede até 1,20 m e suas asas chegam a ter 1,80 m. Seu grito soa como um "gar-oo-ooo" vibrante, que ecoa a uma grande distância. Põe dois ovos que levam de 28 a 36 dias para chocar.

O grou-canadiano é uma das mais antigas aves existentes. Já foram encontrados ossos fossilizados exatamente iguais aos do atual grou do Canadá e, segundo os cientistas, eles datam de 4 a 9 milhões de anos.

O grou-canadiano é uma ave grande, de pescoço e pernas compridos, muito semelhante à garça. Mas, ao contrário desta, o grou do Canadá voa com o pescoço esticado. Corno não pode viver em regiões muito elevadas, essa espécie se espalhou muito pouco. Atualmente ela habita o centro e o oeste do Canadá e também o centro e o noroeste dos Estados Unidos, migrando no inverno para o México e sul da Califórnia.

Os grous-canadianos vivem em pântanos e às margens de lagos rasos em carnpinas. Utilizam o bico comprido para pegar rãs, serpentes, camundongos e insetos grandes. Eles fazem os ninhos em água rasa, usando plantas aquáticas e capim. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos.

Está listado nas espécies protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES)

Ligeções externas[editar | editar código-fonte]