Ground Zero (Nova Iorque)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia aérea do local em 23 de setembro de 2001.

O World Trade Center site (CEP: 10048), também conhecido como Ground Zero (em português: Marco Zero), após os ataques de 11 de Setembro, é uma área de 65.000 em Lower Manhattan, em Nova York, Estados Unidos.[1] O complexo do World Trade Center estava no local até que foi destruído nos ataques terroristas. O escritório de Daniel Libeskind, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, Silverstein Properties e a Lower Manhattan Development Corporation supervisionam a reconstrução do local. O local é delimitado pela Vesey Street ao norte, pela West Side Highway a oeste, pela Liberty Street ao sul e pela Church Street a leste. A Autoridade Portuária possui terras do local (exceto para o 7 World Trade Center). Larry Silverstein detém a concessão para o varejo e escritórios em quatro edifícios do local.[2]

Enquanto a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey é frequentemente identificado como a dono do WTC, a situação da propriedade é realmente um pouco complexa e ambígua.[3] Enquanto a Autoridade Portuária de fato possui uma "porção" interna significativa dos 16 acres da área, a Autoridade Portuária reconheceu "ambiguidades sobre a propriedade de diversas partes do terreno do World Trade Center", que remontam à década de 1960. E dois hectares de terra no local, representando assim a terra onde as ruas tinham sido localizadas antes do desenvolvimento do World Trade Center, têm a propriedade clara.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Barry, Dan. "A Nation Challenged - The Site: 'At the Scene of Random Devastation, a Most Orderly Mission'", September 24, 2001. Página visitada em 2010-07-31.
  2. Hartocollis, Anemona. "Developer Sues to Win $12.3 Billion in 9/11 Attack", March 27, 2008. Página visitada em 2010-07-31.
  3. Dunlap, David W.. "Who Owns Ground Zero? Don't Expect a Simple Answer", April 22, 2004. Página visitada em 2010-07-16.
Ícone de esboço Este artigo sobre os ataques de 11 de setembro de 2001 é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.