Growl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Growl
Growl
Growl no Firefox
Growl notificando sobre as transferências do Firefox no Mac OS X v10.5
Desenvolvedor Equipe Growl liderada por Christopher Forsythe
Lançamento 17.06.2008
Versão estável 2.0.9 [1] (22 de março de 2012; há 125 semanas e 6 dias)
Sistema operacional Mac OS X
Gênero(s) Sistema de notificação
Licença BSD
Página oficial http://growl.info/

Growl é um programa livre de notificação para o sistema operacional Mac OS X.

A função principal do programa é notificar o usuário quando acontece determinada modificação nos programas suportados (veja lista abaixo). Por exemplo, quando uma transferência é completa no Firefox, o Growl notifica visualmente o usuário com uma pequena 'janela' de notificação) no canto superior direito (por padrão, podendo o canto ser modificado pelo usuário). O mesmo ocorre, por exemplo, com as músicas que tocam no iTunes por exemplo, mensagens de correio eletrônico recebidas, contatos do Adium etc. Suporta os mais populares programas para Mac OS X, dentre os quais: iTunes, Mail, Safari, Firefox (a partir do Firefox 3), Transmit, VLC media player, Adium, Cyberduck, Transmission etc. É compatível com mais de 200 aplicativos. O programa é traduzido para o Português do Brasil por Marcos Frazão. Existem plugins para adicionar suporte ao Growl em notificação para iChat, iTunes (GrowliTunes), Mail, Thunderbird, Safari e Microsoft Entourage.

É possível colocar um ícone do Growl na barra de menus do Mac OS X para facilitar. O Growl se instala na painel das Preferências do Sistema. sendo possível ativar ou desativar o Growl através do painel Preferências do Sistema. É possível inicializar o Growl junto com o sistema ou não através do mesmo painel. Bastante flexível, é possível configurar dezenas de opções no programa, como estilos de notificação, cores, cantos escolhidos etc.

Requerimentos do sistema[editar | editar código-fonte]

As versões mais recentes (1.1.4) do Growl requerem Mac OS X v10.4 ou superior. Para o Mac OS X 10.3.9, a última versão disponível é o Growl 0.7.6[2] . Provê compatibilidade e suporte integral ao Mac OS X v10.5 Leopard.

Línguas suportadas (localizações)[3] [editar | editar código-fonte]

Growl estilo “escovado” notificando sobre Colloquy (em alemão)

Suporte a aplicativos[4] [editar | editar código-fonte]

Growl no Adium
Prévia do Growl em estilo "smoke".
Notificação estilo "Iphonesque"

Histórico[editar | editar código-fonte]

Criação de Christopher Forsythe, o mesmo criador do popular comunicador instantâneo Adium[5] [6] . O desenvolvimento se iniciou em 2004.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
  • Snarl, programa de notificação similar para Windows.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]