Grupoide (matemática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com grupoide (estrutura algébrica).

Em matemática, grupoide é uma estrutura algébrica que consiste em um conjunto não-vazio com uma operação binária parcial, geralmente denotada pela concatenação, onde todo elemento possui um inverso. Um grupoide é uma generalização da estrutura de grupo, e também representa uma categoria pequena em que todos os morfismos são invertíveis.

Definição[editar | editar código-fonte]

Um grupoide pode ser definido a partir da teoria das categorias ou de forma axiomática.

Na teoria das categorias, um grupoide é uma categoria pequena em que todo morfismo é invertível, isto é, é um isomorfismo.[1] Isto é:

  • A classe dos objetos e a classe dos morfismos são conjuntos, para quaisquer .
  • Para todo existe tal que e , isto é,

Para a definição axiomática de grupoide[2], seja um conjunto não-vazio munido de uma operação binária definida parcialmente . Dados , dizemos que existe se o produto estiver definido, e escrevemos . Um elemento é dito identidade se e então . Então é um grupoide se satisfaz os seguintes axiomas:

  • Para todo , se e somente se e, neste caso, são iguais;
  • Para todo , se e somente se e ;
  • Para cada existem (únicos) elementos tais que . Estes elementos são, respectivamente, identidade domínio e identidade imagem de ;
  • Para cada existe um (único) elemento tal que e .

Observe que podemos identificar um elemento com um morfismo e, neste caso, e correspondem aos morfismos identidade do domínio e da imagem de . É comum que, neste caso, identifiquemos um objeto com o seu morfismo identidade .

Exemplos[editar | editar código-fonte]

O conjunto das matrizes quadradas de ordem com entradas reais é um grupo abeliano com a operação de adição. A união dos grupos é um grupoide, e a soma está definida apenas para matrizes de mesma ordem. Podemos estender este exemplo para matrizes retangulares, também.

Referências

  1. (Riehl, §1.1)
  2. TAMUSIUNAS, Thaísa Raupp (2012). Teorias de Galois para Ação de Grupoides. Porto Alegre: [s.n.] 
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.