Grupo Cultural Afro Reggae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo Cultural AfroReggae
Informação geral
Origem Vigário Geral, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Reggae
Soul
Hip hop
Período em atividade 1993-presente
Página oficial http://www.afroreggae.org

O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização não governamental fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da arte, da cultura afro-brasileira e da educação. Foi na favela de Vigário Geral, na cidade do Rio de Janeiro, em que a ONG iniciou o seu trabalho e inaugurou seu primeiro Núcleo Comunitário de Cultura.

O trabalho da instituição se expandiu e alcançou os moradores das favelas de Parada de Lucas, Cantagalo, complexo de favelas do Alemão, da Penha e outros municípios como Nova Iguaçu (RJ).

Em 2013, o AfroReggae chega à cidade de São Paulo levando diversos projetos de grande impacto social como, por exemplo, o Segunda Chance, uma agência de empregos focada no público egresso do sistema penal com capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Atualmente, a instituição desenvolve 52 projetos, entre oficinas de percussão, capacitações culturais diversas (música clássica, mesa de som, DJs, etc…); Comandos, que leva para dentro das escolas debates com ex-traficantes de diferentes facções; Cultura de Ponta (debates sobre a Cultura), Além do Arco-Íris, entre outros.

O AfroReggae, durante toda a sua história tem desenvolvido projetos em áreas pobres, violentas e muitas vezes comandadas pelo tráfico de drogas. A exclusão e as diversas privações sociais podem fazer de crianças e jovens vítimas fáceis para contruibuir com a criminalidade. O AfroReggae existe para transformar a dura realidade que essas crianças e jovens estão submetidos nas favelas da cidade - sem direitos, sem oportunidades e sem futuro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.