Grupo Cultural Afro Reggae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo Cultural AfroReggae
Informação geral
Origem Vigário Geral, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Reggae
Soul
Hip hop
Período em atividade 1993-presente
Página oficial http://www.afroreggae.org

O Grupo Cultural AfroReggae, ou apenas AfroReggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993 inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como Reggae, Soul e Hip Hop. Inicialmente, a festa chamava-se Rasta Dancing.

O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitario de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira. A partir deste momento, o projeto consolidou-se e, em 1997, o núcleo contou com apoio de personalidades como Caetano Veloso e Regina Casé.

Com o passar do tempo, o AfroReggae vem crescendo e hoje já atua em seis comunidades, Vigário Geral, Morro do Cantagalo, Parada de Lucas, Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro e Nova Era (Nova Iguaçu). Além disso, o grupo tem mais de 30 Projetos e também desenvolve trabalhos em todo Brasil e fora dele. O trabalho e a história do AfroReggae foi contada no filme Favela Rising.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.