Grupo Desportivo Águias de Camarate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 G.D. Águias de Camarate 
Nome Grupo Desportivo Águias de Camarate
Alcunhas Águias
Camarate
Águias de Camarate
Torcedor(a)/Adepto(a) Camaratense
Fundação 1 de agosto de 1950 (73 anos)[1]
como "Águias de Camarate"
Capacidade 1 500[2]
como "Águias de Camarate"
Localização Camarate, Portugal
Presidente Portugal Frederico Dias
Treinador(a) Portugal Marco Almeida
Patrocinador(a) Portugal Orlecorte
Material (d)esportivo Itália Acerbis
Competição Divisão de Honra [1]
Taça de Portugal
Taça da AF Lisboa
Website aguiasdecamarate.pt
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grupo Desportivo Águias de Camarate é um clube português, localizado na freguesia de Camarate, concelho de Loures, distrito de Lisboa.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1950 e o seu presidente actual chama-se Frederico Dias.

Nos finais dos anos 40 um grupo de jovens da nossa freguesia, que trabalhavam em várias fábricas de Sacavém, resolveram fazer um clube para entrar em torneios que se realizavam na altura, tendo adquirido os equipamentos ao então Águias de Sacavém, daí o nome e fundação do Grupo Desportivo Águias de Camarate que veio a acontecer no dia 1 de Agosto de 1950, tendo como sede provisória uma dependência da conhecida "Taberna Vardasca", posta à disposição pelo proprietário na altura.

Como é normal a fundação de um clube arrasta outras pessoas e outras ideias, tendo sido decidido então alugar-se um antigo lagar no Beco dos Barbantes que funcionou vários anos como a primeira sede social do Águias de Camarate, filiou-se o clube na AFL [2] e fez-se o campo de futebol, obra que na altura foi considerada heróica, devido primeiro às incidências do terreno, e seguinte aos meios disponíveis na altura (começo dos anos 50), mas a caroliçe no Águias de Camarate nunca foi uma palavra vã e as dificuldades eram sempre superadas, desde então o Águias de Camarate começou a ser um clube muito conhecido e respeitado a nível distrital tendo conquistado alguns títulos distritais. Entretanto o Águias de Camarate não se resumia só ao desporto do qual tinha também uma equipa de Atletismo que ganhava tudo a nível de corridas populares, mas também a parte cultural tinha um cantinho, que hoje ainda se recorda com muita saudade e carinho, tratava-se de um grupo cénico que fez várias actuações, com o intuito de angariar fundos para melhoramentos no clube e das famosas marchas populares do Águias de Camarate tendo inclusive uma delas obtido um 2º lugar num concurso no Coliseu dos Recreios que participaram todas as marchas da grande Lisboa. Mas o Águias de Camarate não parou e nos finais dos anos 50, dá o salto da sede do Beco dos Barbantes, para as actuais instalações, e aqui sim tem sido um debaldar de esforços desde então até aos nossos dias.

Sede/Kickboxing - Rua Guilherme Gomes Fernandes Nº9, Camarate

Resumindo o Águias de Camarate alugou um quintal e um prédio degradado e a carolice e o esforço de muitos sócios, amigos e direcção ao longo destes anos erigiram uma das melhores sedes sociais do concelho de Loures, onde pontificam salas de trabalho, reuniões e lazer, um ginásio e um bar-restaurante, o nosso pavilhão chegou a movimentar cerca de 100 atletas diariamente nas modalidades de ginástica e Karaté, hoje em dia só com a nova modalidade do clube Kickboxing. Na nossa sede existe uma obra que é muito elogiada por todos que a visitam e que demonstra a raça e a vontade dos obreiros deste clube, trata-se de um túnel escavado manualmente e que dá acesso ao nosso bar que tem um comprimento de 15 metros por 2 m de altura e 1,25 m de largura.

Bem, mas a partir da época de 92 foi eleita uma direcção cheia de juventude e experiência e as obras do alindamento do nosso parque de jogos e sede não pararam assim como também a compra de um autocarro no dia 27 de Julho de 1993 foi realizada a escritura da compra da sede meta que se propôs a direcção na altura, practicamente a mesma direcção foi reeleita.

Tudo que foi atrás resumido têm um apoio da CML, junta de freguesia, comércio e indústria local, assim como todos os sócios e simpatizantes do Grupo Desportivo Águias de Camarate.[4]

História Desportiva[editar | editar código-fonte]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Seniores[editar | editar código-fonte]

Época:1959/60 - Finalista na taça de Lisboa

Época:1977/78 - Campeão distrital 3º divisão

Época:1978/79 - Campeão distrital 2º divisão

Época:1979/80 - Vice-Campeão distrital 1º divisão

Época:1980/81 - Disputa da 3º divisão Nacional

(7 de novembro de 1982) - Histórico jogo para a taça de Portugal disputado contra o Sporting Clube de Braga

Época:1995/96 - Campeão distrital 1º divisão

Épocas:1996/97; 1997/98; 1998/99; 1999/2000 - Disputa da 3º divisão nacional

Época:2000/01 - Disputa 2º divisão (B) nacional

Época:2001/02 - Disputa da 3º divisão nacional[5]

Juniores[editar | editar código-fonte]

Época:1984/85 - Campeão 2º divisão distrital

Época:2003/04 - Subida a divisão de honra

Época:2006/07 - Campeão 2º divisão distrital

Juvenis[editar | editar código-fonte]

Época:1987/88 - Campeão 2º divisão distrital

Época:1989/90 - Disputa do campeonato nacional

Época:2001/02 - Subida há divisão de honra

Iniciados[editar | editar código-fonte]

Época:1988/89 - Vencedor do torneio extraordinário da 2º divisão

Época:2007/08 - Campeão nacional

Época:2017/18 - Vencem a Europa League da Champions in Loures [3]

Formação[editar | editar código-fonte]

O início do Grupo Desportivo Águias de Camarate em escolas dá-se em 1999/00. Ainda mal tinha dado os primeiros paços e conseguem uma brilhante participação no IV Torneio Ibérico de escolas, conseguindo ser a melhor equipa classificada do concelho de Loures.

Em 2006 inicia-se o projecto das escolas do Grupo Desportivo Águias de Camarate, sonhar com a bola, que actualmente conta com mais de 190 crianças.

Desde 2012 o projecto de formação tem o nome de AC Foot e conta com equipas de Iniciados, Infantis A1, A2 e B, Benjamins A e B, Traquinas e Petizes.[6]

História na Taça de Portugal[editar | editar código-fonte]

Taça de Portugal

1980/81 - 1ª Participação (1V-1D)

O Águias de Camarate teve a sua primeira aparição na Taça de Portugal a 28 de setembro de 1980 num jogo frente ao Seixal FC, vitória do Camarate por 3-1. Fomos eliminados a 26 de outubro frente ao Comércio e Indústria com uma derrota por 2-1.

1982/83 - 2ª Participação (1V-1D)

Na nossa segunda aparição na chamada "Prova Rainha" do futebol português calhou-nos ir a Vila Franca de Xira defrontar o Vilafranquense, vencemos a partida por 1-0 e passamos aos 1/64 avos-de-final onde nos calhou em sorte o SC Braga no nosso campo. Jogo até hoje recordado por muitos, pela entrega dos nossos jogadores (que se bateram de igual contra um já renomeado Braga) e pelo mau tempo que se fazia sentir. Perdemos o encontro por 2-1 (golo de Manel).

1986/87 - 3ª Participação (1D)

Terceira aparição, sem grande história, fomos eliminados logo no primeiro jogo a 11 de outubro de 1986 pelo Monte da Caparica AC por 3-1.

1990/91 - 4ª Participação (1V-2E-1D) Iniciamos a Taça de Portugal contra o CDR Massamá nos 1/512 avos-de-final. Empatámos no primeiro jogo em Camarate a 1 golo, no jogo de desempate em Massamá vencemos por 5-3. Na eliminatória seguinte fomos ao campo da Quimigal arrancar novo empate a um golo, no jogo de desempate em Camarate perdemos por 2-1 e fomos assim eliminados.

1997/98 - 5ª Participação (1V-1D)

A 7 de setembro de 1997, na 1ª Eliminatória, recebemos o Louletano do Algarve e vencemos os algarvios por 2-1. Na 2ª eliminatória foi a nossa vez de ir ao Algarve para defrontar o Imortal de Albufeira (II Divisão) mas sofremos a nossa maior derrota nesta prova, 7-0.

1998/99 - 6ª Participação (1D)

No ano seguinte estávamos de volta, pela primeira vez o nosso clube ia à taça de Portugal dois anos consecutivos. Calhou-nos ir jogar ao reduto do U. Tires e perdemos o jogo por 3-2.

1999/00 - 7ª Participação (1D)

Terceira época consecutiva na Taça, como estávamos na 2ª divisão não disputamos a 1ª eliminatória da Taça e passámos diretamente para a 2ª. Fomos a Coimbra defrontar o União local, perdemos por 2-1.

2000/01 - 8ª Participação (3V-1D)

Na 1ª eliminatória fomos a Sintra defrontar a sempre complicada equipa do Sintrense. Vencemos o jogo por 3-2. Na 2ª Eliminatória recebemos o Pinhalnovense, 3-1 para nós e carimbo para a próxima eliminatória. A 1 de novembro o SC Lamego vem a Camarate para disputar a 3ª eliminatória da taça, vencemos por claros 3-0. Nunca o Águias de Camarate tinha tido uma série de vitórias como esta na Taça de Portugal! A 4ª eliminatória foi também a última para nós. Calhou-nos uma viagem à Póvoa de Varzim para defrontar a forte equipa do Varzim que essa época subiu à 1ª Divisão. Num relvado enlameado em pleno inverno o jogo pendeu naturalmente para os poveiros apesar da excelente réplica da nossa equipa, essencialmente na primeira parte do encontro (1-0 ao intervalo). Na segunda parte o Varzim assumiu o encontro e venceu a partida por 4-0 e deu por terminada a melhor prestação de sempre do GD Águias de Camarate na Taça de Portugal.[7]

2001/02 - 9ª Participação (1V-1D)

1ª Eliminatória, recebemos e vencemos o Coruchense por 4-3. Na 2ª Eliminatória defrontámos o União da Madeira (nessa época subiu em 1º para a Div.Honra), na Madeira, e fomos eliminados da taça após uma derrota por 4-0.

2002/03 - 10ª Participação (1V-1D)

1ª Eliminatória, Camarate 2-0 Santacruzense da Madeira. Na 2ª Eliminatória recebemos o mítico Barreirense e perdemos por 3-0 e, após seis época consecutivas a marcar presença nesta prova, foi este o último jogo do Grupo Desportivo Águias de Camarate na Taça de Portugal até aos dias de hoje. [8]

Ligas[editar | editar código-fonte]

Época Liga Classificação
1997/98 III Divisão Série E
1998/99 III Divisão Nacional Série E
1999/00 II Divisão B Zona Centro 17º
2005/06 AF Lisboa 1ª Divisão Honra 16º
2007/08 AF Lisboa 2ªDivisão Série 3
2008/09 AF Lisboa 2ªDivisão Série 2
2009/10 AF Lisboa 1ª Divisão Série 2 10º
2016/17 AF Lisboa 2ª Divisão
2017/18 AF Lisboa 1ª Divisão Série 2
2018/19 AF Lisboa Divisão de Honra Série 2 A Decorrer

Estádio[editar | editar código-fonte]

Campo de Jogos da Quinta dos Barros, no Bairro do Grilo (De Dia)
Campo de Jogos da Quinta dos Barros, no Bairro do Grilo (À Noite)

Campo de Jogos da Quinta dos Barros, no Bairro do Grilo, com uma capacidade de 1500 espectadores.[9]

Dimensão do relvado, 91 metros de comprimento por 53 metros de largura.[10]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Material desportivo e patrocinadores[editar | editar código-fonte]

Período Fabricante Patrocinador
2016–2017 Portugal Aronick Portugal Orlecorte
2017–2018 Portugal Orlecorte
2018–Presente Itália Acerbis Portugal Orlecorte

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Equipamento actual[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisola verde e branca, calção e meias verdes;
  • 2º - Camisola preta, calção e meias pretas.[11]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo uniforme

Uniformes dos guarda-redes[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

  • 2017-18
  • 1º - Camisola verde e branca, calção e meias verdes;
  • 2º - Camisola preta, calção e meias pretas.[13]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo uniforme

Plantel atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 26 de Novembro de 2018.

Época 2018–2019[editar código-fonte]

[14][15] [16]

Guarda-redes
N.º Jogador
1 Portugal Nuno Carvalho
12 Portugal Wilson Gandarez
Defesas
N.º Jogador Pos.
5 Portugal João Augusto Capitão C
6 Portugal Rafael Guerreiro C
13 Portugal Rodrigo Fernades C
99 Portugal Edson Costa C
2 Portugal Diogo Trincheiras LD
17 Portugal João Esteves LD
18 Portugal Leandro Teixeira LD
3 Portugal Ricardo Conde LE
15 Brasil Lucas LE
Médios
N.º Jogador Pos.
14 Portugal Ednilson Lopes T
20 Portugal Hélder Carvalho T
4 Portugal Fábio Monteiro M
22 Portugal João Vasco M
23 Portugal João Cortesão M
25 Portugal Mirco Gomes M
Avançados
N.º Jogador
7 Portugal Gonçalo Farinha
9 Portugal Ivan Silva
10 Portugal Paulo Melo
11 Portugal Rodrigo Martins
16 Brasil Heber Lucas
19 Portugal Osvaldo Kifuco
21 Portugal Jorge Fonseca
Equipa técnica
Nome Pos.
Portugal Marco Almeida TR
Portugal João Miguel Parreira TA
Portugal José Trincheiras TA
Portugal Luiz Caldas TA
Portugal Rafael Rebelo PF
Portugal Paulo Morais TGR
Portugal Carlos Queirós CO

Kickboxing[editar | editar código-fonte]

Arena de Camarate, em Camarate
Ringue de treino da Arena

Arena de Camarate [4] começou em 2007 pelo mestre Armandino SantosDan (artes marciais) e o seu adjunto Guilherme Carvalho 1º Dan (artes marciais), aluno do mestre Armandino Santos. Deram então início à actividade do Kickboxing e Muay Thai no pavilhão da sede do Águias de Camarate, e no ano seguinte também com o Boxe.[17]

(Texto da autoria de Mestre Armandino Santos, Setembro 2015) «KickBoxing». Consultado em 27 de Junho de 2018 

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeões Mundiais, Europeus, Ibéricos e Nacionais, alguns ainda no ativo outros já retirados e outros que já não representam a Arena Camarate. Grandes nomes do Kickboxing e Muaythai português da grande escola Arena de Camarate!

Élson Patrick, Filipe Oliveira, Luis Dionísio, Ricardo Cabral, Tiago Borges, Diogo Silva, Francisco Matos, Marco Romão e Alex Martins.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Clube Empreendedor - O Grupo Desportivo Águias de Camarate foi agraciado com o prémio de Clube Empreendedor 2017, pela Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, referente ao trabalho desenvolvido pelo clube em prol das modalidades de Kickboxing e Muaythai. Este prémio foi entregue pela presidente da Federação Ana Melo ao treinador desta distinta coletividade, Armandino Santos, durante a Gala dos 30 anos da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, realizada no passado dia 20 de fevereiro de 2018, na Fundação Champalimaud, na qual a CML [5] esteve representada. A Câmara Municipal de Loures, reunida em 28 de fevereiro de 2018, reforça esta distinção pelo trabalho efetuado em prol da comunidade de Camarate quer no plano desportivo, social e associativo.[18]
como "Águias de Camarate, Clube Empreendedor 2017"

Zona de Treino

Jiu-jítsu brasileiro[editar | editar código-fonte]

Desde o início de Junho de 2018, a Arena de Camarate passou a disponibilizar aos praticantes de desportos de combate mais uma modalidade.

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

O desporto em Camarate tem mais uma modalidade. Em 2018 o Grupo Desportivo Águias de Camarate e a equipa Trilhos do Oriente BTT Team assinaram um protocolo que promove o desporto local e adiciona mais uma modalidade a um dos clubes mais reputados do Concelho de Loures.[19]

Referências

  1. «História do Clube». GD Águias de Camarate. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  2. «LOTAÇÃO». Campo da Quinta dos Barros. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  3. «Grupo Desportivo Águias de Camarate». Grupo Desportivo Águias de Camarate. Consultado em 1 de Agosto de 2018 
  4. «História do clube». HISTÓRIA DO CLUBE. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  5. «Histórico Competições». HISTÓRICO COMPETIÇÕES. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  6. «Escola Futebol AC FOOT». AC FOOT. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  7. «Varzim-Camarate, 4-0: POBRE FAINA DOS POVEIROS». VARZIM-Á. CAMARATE, 4-0: POBRE FAINA DOS POVEIROS. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  8. «Histórico Taça de Portugal». HISTÓRICO COMPETIÇÕES. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  9. «Campo de Jogos da Quinta dos Barros». Campo da Quinta dos Barros. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  10. «Campo da Quinta dos Barros». MEDIDAS. Consultado em 17 de Julho de 2018 
  11. «Current Photos Facebook». Current Facebook albums. Consultado em 1 de Agosto de 2018 
  12. «Fotos Facebook». Facebook albums. Consultado em 1 de Agosto de 2018 
  13. «Photos Facebook». Facebook albums. Consultado em 1 de Agosto de 2018 
  14. Grupo Desportivo Águias de Camarate. «Seniores Águias de Camarate 2017/18 - 1ª Divisão Distral AFL». Consultado em 20 de dezembro de 2017 
  15. «1ª Divisão Distrital Série 2 da AF Lisboa». Grupo Desportivo Águias de Camarate. 25 de agosto de 2017. Consultado em 20 de Dezembro de 2017 
  16. «Plantel». Camarate. 25 de agosto de 2017. Consultado em 20 de Dezembro de 2017 
  17. «Kickboxing». Kickboxing. Consultado em 1 de Agosto de 2018 
  18. «Águias de Camarate, Clube Empreendedor 2017» (PDF). Saudação ao Grupo Desportivo Águias de Camarate. Consultado em 28 de Fevereiro de 2018 
  19. «Ciclismo». Ciclismo/Cicloturismo. Consultado em 1 de Agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]