Grupo Edson Queiroz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo Edson Queiroz
Tipo Sociedade Anônima
Fundação 1951 (63 anos)
Fundador(es) Edson Queiroz
Sede Fortaleza, Ceará Bandeira do Ceará.png (Pina)
Áreas servidas Parte do estado do Ceará e do Brasil
Locais  Brasil
Página oficial http://www.edsonqueiroz.com.br

Grupo Edson Queiroz é um conglomerado de empresas, a maioria dessas empresas foram construidas no Bairro Edson Queiroz. O grupo leva o nome do empresário cearense Edson Queiroz sendo um dos maiores grupos empresariais do Nordeste do Brasil.

O conglomerado surgiu com a aquisição da empresa Ceará Gás Butano por Edson em 1951.

O ponto alto de realização do grupo foi a criação da Fundação Edson Queiroz em 1971 e a criação de uma universidade mantida por ela, a Universidade de Fortaleza em 1973.

Atualmente o grupo é dirigido pela viúva do fundador, Yolanda Vidal Queiroz e seus filhos.

História[editar | editar código-fonte]

O Grupo Edson Queiroz foi fundado em 1951, através da compra da Ceará Gás Butano. Nos dias atuais, denominada Nacional Gás e atuando também com as marcas Paragás e Brasilgás, a empresa detém as mais modernas bases de engarrafamento da América Latina e tem a liderança na distribuição de gás domiciliar.

Na área da comunicação o grupo inicia-se em 1962 com a aquisição da Rádio Verdes Mares AM. Em outubro de 1969 o grupo adquire a TV Verdes Mares. Em 1981 o grupo lança o Diário do Nordeste, com uma equipe de 80 jornalistas e a construção de um prédio de 3 andares na Praça da Imprensa.

Para dar apoio à comercialização do GLP, o Grupo cria em outubro de 1963 a Tecnomecânica Norte – Tecnorte, para a fabricação de recipientes para GLP. Em dezembro de 63 surge a Esmaltação Nordeste (Esmaltec), produzindo fogões domésticos. Em março de 1984 as duas empresas foram incorporadas pela Tecnomecânica Esmaltec, passando a fabricar, além dos fogões e botijões, refrigeradores, bebedouros elétricos, freezers e garrafões de policarbonato, se tornando a Esmaltec.

Em novembro de 1969 nascia a Cascaju, primeira indústria de grande porte da cidade de Cascavel. Algum tempo depois surgiria a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza (Unifor), cuja aula inaugural se deu em março de 1973, proferida pelo então Ministro da Educação, Jarbas Passarinho.

O ano de 1979 marca a entrada do Grupo Edson Queiroz no mercado da captação e envase de água mineral, com a aquisição da Indaiá. Em poucos meses o Grupo atingiria o primeiro posto do mercado cearense, ampliando suas atividades para todo N/NE, começando a se expandir também para o Sul. Em 80, já seria o primeiro do N/NE e o terceiro do Brasil. E em 85, com a aquisição da Minalba, o Grupo Edson Queiroz torna-se, enfim, o maior conglomerado do ramo de águas minerais do País.

Em 2009 o grupo inicia seu mais novo empreendimento, a Nacional Arco-Íris, indústria de tintas que substitui a Midol - Mineração Dolomita, atuante na área de extração de dolomita, com maior diversidade de produtos como tintas látex e acrílicas, vernizes, entre muitos outros.

Projetos sociais[editar | editar código-fonte]

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz[editar | editar código-fonte]

Anualmente, proporciona educação gratuita a cerca de 600 crianças do Jardim I até a primeira série do Ensino Fundamental, residentes nas comunidades circunvizinhas ao campus. Já alfabetizou mais de 7 mil crianças.

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)[editar | editar código-fonte]

Realiza atendimento médico primário e preventivo para a população residente próxima ao campus. Anualmente, são efetuados cerca de 500 mil atendimentos, desde consultas médicas, análises laboratoriais, vacinas, atendimento materno-infantil e serviços especializados em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Clínica Integrada de Odontologia[editar | editar código-fonte]

Cem consultórios que atendem diariamente mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, nas áreas de dentística (restaurações), endodontia (tratamento de canal), periodontia (gengiva), cirurgia, prótese (fixa, removível e total), ortodontia, odontopediatria e radiologia.

Escritório de Prática Jurídica (EPJ)[editar | editar código-fonte]

Proporciona assistência jurídica sem ônus para a comunidade, oferecendo serviços de consultas, encaminhamento de processos e orientações de natureza legal. são feitos anualmente cerca de 2.800 atendimentos de assessoria jurídica em diversos níveis de necessidade, nas áreas criminal e cível.

Centro de Formação Profissional[editar | editar código-fonte]

Tem como objetivo gerar emprego e renda para os moradores da Comunidade do Dendê, em Fortaleza. Cursos técnicos e profissionalizantes, nas áreas de instalações elétricas, cuidados infantis, manutenção e consertos de eletrodomésticos, formação de bombeiro hidráulico e em informática básica, são oferecidos gratuitamente.

Troféu Sereia de Ouro[editar | editar código-fonte]

Em 1971 Edson Queiroz instituiu o Troféu Sereia de Ouro para homenagear cearenses de destaque nos mais diversos campos de atividade humana. Desde então a cada ano, são agraciados quatro personalidades que contribuiram ou contribuim para o desenvolvimento social e humano do Ceará.

Empresas[editar | editar código-fonte]

Distribuição GLP[editar | editar código-fonte]

Água mineral e bebidas prontas[editar | editar código-fonte]

Eletrodomésticos[editar | editar código-fonte]

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Agroindústria[editar | editar código-fonte]

  • Cascaju
  • Esperança Agropecuária e Indústria Ltda.

Educação[editar | editar código-fonte]

Outras empresas[editar | editar código-fonte]

  • Hipercor
  • Multicarnes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]