Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos foi fundado em 1994 após um período de recolhas junto das pessoas mais idosas da nossa freguesia, dos usos e costumes das gentes do Baixo Mondego, dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.

Tem desenvolvido a sua actividade no sentido de salvaguardar, divulgar e reproduzir o mais fielmente possível esse quotidiano. Além das melodias, danças e trajes, o grupo apresenta algumas cenas de vida quotidiana de antigamente, momentos de trabalho, momentos festivos e de diversão. O Grupo mostra ainda actividades artesanais que perduram no tempo, tais como o empalhamento de garrafões e a elaboração de vários géneros de redes para a pesca de rio. Tem participado em Festivais de Folclore de Norte a Sul do país e no estrangeiro, assim como programas de rádio e televisão.

Fez a sua primeira gravação de CD em 1999. É Filiado no INATEL e é sócio Efectivo da AFERM (Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego), e da Federação do Folclore Português (FFP). Trajes Dos trajes domingueiros e de trabalho salientam-se: Noivos e padrinhos, camponeses abastados, lavradores, tricana dos arrabaldes de Coimbra, mulher de ver a Deus, romeiros, capataz, negociante de gado, ceifeiros, cavador, pastor, lavadeira, artesã de esteiras, oleiro, moleiro, malhador, mulher da eira, sardinheira, pescador de rio, valador, varejador, entre outros.

Nas danças predominam as modas de roda, havendo também viras, verde gaio, fado mandado e modas de romaria. A Tocata é constituída por diversos instrumentos tradicionais, tais como a concertina, acordeão, bandolim, cavaquinho, viola e viola baixo, ferrinhos, reco-reco e tambor. O trabalho deste Grupo Folclórico tem vindo a ser desenvolvido de forma ininterrupta e desde a realização do seu 1º Festival Nacional de Folclore, orgulha-se de ser um digno representante da cultura popular e tradicional da sua região.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.