Jereissati Participações S.A.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Grupo La Fonte)
Jereissati Participações S.A.
Jereissati Participações S.A.
Empresa de capital aberto
Cotação B3JPSA3
Atividade Holding
Fundação 1979
Fundador(es) Carlos Jereissati
Sede Brasil São Paulo, Brasil
Pessoas-chave Carlos Jereissati Filho
Empregados 37,690 (2003)
Subsidiárias Iguatemi Empresa de Shopping Centers
Website oficial www.jereissati.com.br

A Jereissati Participações S.A. é uma holding de capital aberto brasileira que controla empresas como a Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A., La Fonte Telecom S.A, o Grande Moinho Cearense e é grande acionista da Oi. Fundada em 23 de maio de 1979, tem sua sede na Vila Cordeiro, em São Paulo. Seu controlador é Carlos Francisco Ribeiro Jereissati. Atualmente controla as sociedades e Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A..

A La Fonte Telecom, através da sua controla da LF Tel S.A. participa do bloco de controle da Telemar Participações S.A. (TmarPart), que por sua vez, controla a Tele Norte Leste Participações S.A. (Oi), a maior empresa integrada de telecomunicações do Brasil. A companhia também participa do bloco de controle da CTX Participações S.A., empresa que controla a Contax Participações.

Foi criada como La Fonte Participações, e em 28 de abril de 2008, teve sua denominação alterada para a atual.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Oriundo do Ceará, o Grupo Jereissati teve suas origens no início do século, com atividades no comércio têxtil e, posteriormente, diversificou seus investimentos, passando a atuar no ramo imobiliário e na metalurgia.[2] : Atualmente, o Grupo Jereissati, por meio de sua holding Jereissati Participações S.A. (anteriormente denominada La Fonte Participações S.A.[3] ), atua nas áreas de telecomunicações e shopping centers.

Em 1946 o Grupo Jereissati diversifica seus interesses através da criação da Companhia Imobiliária Jereissati. Em 1961, dando continuidade a diversificação, o grupo adquiriu a Metalúrgica La Fonte, tradicional fabricante de cadeados e fechaduras.

Em 1979 iniciou suas atividades no ramo de shopping centers com a aquisição de todos os ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo.[carece de fontes?] O Iguatemi foi o primeiro empreendimento desse tipo construído no Brasil, no ano de 1966.[necessário esclarecer] Em 1979 surgiu a Iguatemi Empresa de Shopping Centers, inicialmente como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tendo sido transformada em Sociedade Anônima em 1983.

Em 1996 houve o afastamento das atividades relacionadas a “fechaduras”, passando o controle acionário da La Fonte para William Holding plc, multinacional sediada na Inglaterra. Em 1999 houve a aquisição de participação na Telemar Participações S.A. Em 2000 surgiu a Contax, prestadora de serviço na área de Call Center, especializada na elaboração, implementação e operação de contact centers complexos. Em 2005 houve a venda das ações representativas da participação da Companhia no capital da investida Grande Moinho Cearense S.A.

Em 7 de fevereiro de 2007, a controlada Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. ("Iguatemi") concluiu o processo de abertura de seu capital, com o ingresso no "Novo Mercado" da Bovespa (B3:IGTA3). A Iguatemi tem por objetivo a exploração comercial e o planejamento de shopping centers, a compra e venda de imóveis e a participação em outras sociedades como sócia, quotista, acionista ou associada por qualquer outra forma permitida por lei. A Iguatemi é detentora de uma fração ideal ("participação") de determinados empreendimentos imobiliários, em sua grande maioria shopping centers, localizados na região Sul e Sudeste do país.[carece de fontes?]

O ano de 2008 foi marcado por vários eventos importantes para os investimentos da Jereissati participações na área de telecomunicações (por meio de sua controlada La Fonte Telecom que controla a LF Tel). Em 25 de abril, no âmbito da reestruturação societária que permitiu a consolidação do grupo de controle da TmarPart e a aquisição do controle da Brasil Telecom Participações S.A., a LF Tel praticamente dobrou a sua participação no controle da Telemar Participações (TmarPart). Ao adquirir, em conjunto com o grupo Andrade Gutierrez, as ações de outros sócios, a companhia passou a deter 19,33% do capital total da TmarPart. A LF Tel também adquiriu ações de CTX Participações e, conseqüentemente, passou a deter 22,83% do capital total desta empresa.[carece de fontes?]

Em 8 de janeiro de 2009, foi concluída pela Telemar Norte Leste S.A. (Tmar), que é controlada pela Telemar Norte Leste Participações S.A.(TNLP), que é controlada pela Telemar participações (TmMarPart), a aquisição do controle acionário da Brasil Telecom, exatamente dentro do plano anunciado aos acionistas e ao mercado em geral, em abril de 2008. Esta operação representa um dos mais importantes movimentos estratégicos do grupo controlado pela companhia desde a privatização, não apenas por sua magnitude, mas principalmente pelo que significa para a indústria de telecomunicações e para o Brasil como um todo. Com a aquisição da Brasil Telecom, foi criada uma empresa brasileira, de abrangência nacional, que começa sua história com 56 milhões de usuários e porte para competir de forma equilibrada no país e no exterior.[carece de fontes?]

Situação Atual[editar | editar código-fonte]

A Jereissati Participações controla diretamente a Shopping Iguatemi[4], e indiretamente a Contax Participações S.A. e a Oi (Nome do conjunto de empresas Telemar = Telemar Norte Leste S.A., que é a operadora, Tele Norte Leste Participações S.A., que é sua controladora, e Telemar Participações S.A., que é a controladora da controladora).

Segundo a edição de 2008 da revista Valor 1000 Maiores Empresas (publicada em agosto/2008), o Grupo Jereissati (na revista mencionado como La Fonte Participações, embora a denominação da empresa tenha sido alterada para Jereissati Participações em abril/2008), ocupa a 123º posição em 2007 (160º em 2006) entre as 250 maiores holdings do Brasil em termos de investimentos.[carece de fontes?]

A Empresa é presidida por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, um empresário radicado em São Paulo desde 1965 e formado em economia pela Universidade Mackenzie[4]. Carlos é irmão do ex-governador do estado do Ceará, atual senador pelo mesmo estado e ex-presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati.[carece de fontes?]

A compra da Telemar durante a privatização da telefonia no Brasil foi o que transformou Carlos Francisco Ribeiro Jereissati em um homem conhecido - já que era o azarão do leilão, mas acabou arrematando a maior concessão de telefonia do país[5]. Recentemente articulou a compra pela Oi da Brasil Telecom [6] e aproveitou para aumentar significativamente a participação da Jereissati Participações S.A. na Oi (Telemar Participações S.A.) e na Contax (CTX Participações S.A.), praticamente dobrando as participações que detinha [7].

A Jereissati Participações S.A., com sede em São Paulo – SP, é uma companhia aberta nacional, com ações negociadas em bolsas de valores (B3:MLFT4 Jereissati PN / MLFT3 Jereissati ON), e tem por objetivo a participação societária em outras empresas e a prestação de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.

A controlada Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. ("IGUATEMI") possui sede em São Paulo - SP e tem por objetivo a exploração comercial e o planejamento de shopping centers, a compra e venda de imóveis e a participação em outras sociedades como sócia, quotista, acionista ou associada por qualquer outra forma permitida por lei.

Os empreendimentos ("shopping centers") são constituídos em sua grande maioria sob a forma de condomínio de edificação, não possuindo característica de pessoa jurídica. Suas operações são registradas pela Companhia, em seus livros contábeis, na proporção da participação que as empresas possuem em cada empreendimento.

A controlada La Fonte Telecom S.A. é uma companhia aberta nacional, com sede em São Paulo e com ações negociadas em bolsa de valores (B3:LFFE3 / LFFE4)), e que tem por objetivo a participação no capital de outras sociedades, como sócia ou acionista, a critério do Conselho de Administração, a exploração comercial e o planejamento de shopping centers e empreendimentos de uso misto, a compra e venda de imóveis, a fabricação e a comercialização de ferragens e o exercício de outras atividades industriais e comerciais de produtos conexos, bem como a importação e a exportação.

A controlada La Fonte Telecom S.A. tem, por meio da sua controlada LF Tel S.A., participação societária na Telemar Participações S.A. ("Telemar") que tem como objeto social à participação, direta ou indireta, no capital da Tele Norte Leste Participações S.A. ("TNL"), podendo, inclusive, prestar serviços gerenciais e administrativos às empresas sob seu controle, bem como participar em outras sociedades no país e no exterior, e também na CTX Participações S.A. (“CTX”) que tem como objeto social a prestação de serviços de atendimento em geral "contact center", ativos e receptivos. Além da participação na TNL, a Telemar possui participação no capital social da Telemar Norte Leste S.A. (“TMAR”) e na Bakarne Investments Ltd. (“Bakarne”).

A controlada LF Tel S.A. ("LF Tel") é uma companhia aberta nacional, com sede em São Paulo e com ações negociadas em bolsas de valores, e tem por objeto social a participação societária em outras empresas, e a prestação de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.

A CTX Participações S.A. (“CTX”) tem por objeto social a participação, direta ou indireta, no capital social da sociedade Contax Participações S.A. (“CONTAX”) e de outras sociedades, no país ou no exterior, podendo inclusive, prestar serviços gerenciais e administrativos às empresas sob seu controle.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]