Grupo Legrand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Legrand
Grupo Legrand
Razão social Legrand S.A.
Empresa de capital aberto
Atividade Materiais elétricos
Fundação 1860 (1860)
Fundador(es) Frédéric Legrand
Sede Limoges,  França
Pessoas-chave Gilles Schnepp (Presidente do conselho de administração e diretor executivo)
Empregados 36,000 (fim de 2014)[1]
Produtos Interruptores, conectores elétricos e outros componentes de circuitos elétricos, disjuntores, armários elétricos, condutos e outros produtos de gerenciamentos de cabos
Lucro 418.3 milhões (2010)
Faturamento €4.499 bilhões (2014)
Website oficial www.legrand.com

A Legrand é um grupo multinacional de origem francesa, especializado na fabricação e comercialização de materiais elétricos e hidráulicos. No Brasil a empresa atua com controle sob o nome de várias marcas adquiridas nos últimos anos.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1860 a família Legrand fabricava a porcelana de Limoges na cidade de Limoges (uma cidade no centro oeste da França) na região de Limousin, então foi gradativamente se diversificando e produzindo equipamentos elétricos. Nesta época a porcelana era o melhor isolante conhecido antes do surgimento do plástico.

A nova Legrand nasceu após um incêndio na fábrica, os novos proprietários, as famílias Verspieren e Decorter decidiram se concentrar unicamente em equipamentos elétricos, em particular disjuntores, interruptores, transformadores, e toda a gama de equipamentos elétricos residenciais, terciários, e industriais.

Legrand no mundo[editar | editar código-fonte]

Desde então, a Legrand se tornou uma multinacional realizando mais de cento e vinte aquisições de empresas menores em redor do mundo, especializando-se no ramo de equipamentos elétricos com mais de 130.000 produtos, com indústrias em 70 países e vendas em 180 desde 2006.

Atualmente conta com mais de 100 subsidiárias, dentre as quais BTicino e Zucchini (italianas), Ortronics (estadunidense) e as francesas Groupe Arnould, Cablofil e Sarlam.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1948, a empresa brasileira Pial tornou-se nas décadas seguintes uma das principais no ramo de interruptores e tomadas. Em 1977 foi adquirida pelo Grupo Legrand, passando a atuar com o nome Pial Legrand. Além da Pial, a Legrand detém ainda o controle sobre as marcas Lorenzetti e Cemar. Sua última aquisição no mercado brasileiro foi em abril de 2011 com a compra da empresa SMS Tecnologia Eletrônica, fabricante de estabilizadores, nobreaks de grande e pequeno porte, automação residencial e filtros de linhas.

Referências

  1. «facts and figures 2014» (PDF). Legrand. Consultado em 12 de fevereiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]