Grupo de Usuários Linux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um Grupo de Usuários Linux (GUL) é uma organização privada, geralmente sem fins lucrativos que fornece suporte e educação para usuários de Linux, particularmente para usuários novatos. O termo geralmente se refere a grupos locais que se encontram pessoalmente, mas também pode se referir a grupos de suporte online que podem ter membros espalhados por uma área ampla e que não organizam encontros físicos.

Muitos Grupos de Usuários Linux organizam installfests que são oportunidades para usuários experientes de Linux auxiliarem a outros, especialmente "novatos" com a instalação e configuração de sistemas Linux. Installfests também podem ser acompanhados de palestras, oficinas e sessões de demonstração de dicas e truques de desempenho, configuração, segurança, etc.

Grupos de Usuários Linux recebem muitas vezes doações de livros, edições antigas de revistas, cópias de CDs e outros itens promocionais para distribuir entre seus membros.

Além destas atividades "oficiais" de Grupos de Usuários Linux, os encontros proporcionam oportunidades ao usuários de se socializarem. Os membros geralmente trocam endereços de email, URLs, e números de telefone e fornecem suporte técnico ou colaboram no estudo e desenvolvimento de projetos conjuntos. Alguns grupos também se reúnem em canais de IRC e suportam listas de discussão, além dos encontros físicos.

Installfest[editar | editar código-fonte]

O Installfest é um evento geralmente promovido por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações de um sistema operacional de software livre em vários computadores, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares livres ou de código aberto.

É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Às vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes.

Os installfests recebem bem pessoas de diversos níveis de conhecimento, de iniciantes a usuários avançados. Os installfests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento dependerá da organização que o promove.

A palavra Installfest é uma junção de instalação e festival. O termo install fest ou a variação Install Fest são também utilizados. Installfest captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações que algumas vezes podem ser difíceis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Installfests pela Latino-América[editar | editar código-fonte]

  • FLISOL Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre

Distrito Federal[editar | editar código-fonte]

Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]

Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

São Paulo[editar | editar código-fonte]

 ver·editar  Portal do LinuxTux.svg


Arch  · Debian  · Fedora  · Ubuntu  · Mandriva  · Linux Mint  · OpenSUSE  · PCLinuxOS  · Puppy  · Sabayon  · Slackware Linux  · Kurumin  · Big Linux  · Poseidon Linux  · Ekaaty Linux  · DreamLinux