Grupo de apoio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Definição[editar | editar código-fonte]

Grupo de Apoio ou grupo de ajuda

Existem hoje vários tipos de grupos de ajuda mutua, para lidar com cada problema da sociedade: doença, mal-estar, discriminação, solidão. Servem para compensar carências, reconquista força e energia e vincar um rumo para a mudança de vida.

O modelo foi adaptado dos Alcoólicos Anónimos, criado nos anos 30 do Século XX, por um analista financeiro norte-americano, dependente do álcool, e o seu médico.

O poder transformador do grupo é conhecido e ficou imortalizado pelo escritor alemão Johann Goethe, Diz com quem andas e dir-te-ei quem és e no que te podes tornar.

Existem grupos físicos normalmente salvaguardando o anonimato dos seus membros que funcionam em regime aberto ou fechado (não admitindo novas entradas), quase todos com um líder ou moderador (alguém que superou o problema ou é um exemplo de recuperação) e grupos online cujos membros podem ser anónimos ou com uma identidade conhecida.

Grupos em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal existem várias associações mistas que funcionam tanto na internet, como em encontros físicos:

Artémis www.associacaoartemis.com

O Projecto Artémis é uma Associação sem fins lucrativos, concebida e dada à luz há sensivelmente três anos. Foi constituída por escritura pública, outorgada em 20 de Dezembro de 2005 e à qual foi conferida o Estatuto de Pessoa Colectiva de utilidade Pública. A Artémis surge na sequência da necessidade de diminuir a falta de informação técnica e apoio emocional de mulheres que perderam filhos por aborto espontâneo, bem como quebrar o pacto de silêncio, resultante de todo um processo de luto. Como tudo que é novo, que se afirma numa sociedade em que existem Tabus e temas de difícil comunicação, a Artémis tem sofrido um percurso lento e moroso, tendo só agora dado os seus primeiros passos na sua essência, graças a pessoas que se mobilizam frente a este problema e acreditam que estas mães, de facto, defrontam-se com um vazio de alma e uma angústia que lhes dilacera o espírito.

Desafio Jovem www.desafiojovem.com

O Desafio Jovem é uma das maiores Comunidades Terapêuticas e um nome de referência em Portugal. A missão desta instituição é alcançar a população toxicodependente e não só, nas ruas, prisões, hospitais, no sentido da sua recuperação, reinserção social e dignificação.

Powerofchange www.powerofchange.net

É uma comunidade sem fins lucrativos, que inspira as pessoas a tornar as suas mudanças de vida possíveis, em funcionamento desde Novembro de 2008, conta já com mais de 2700 membros activos.

Os membros mudaram ou mudar algo nas suas vidas, e unem-se para formar o powerofchange.net, formando assim esta rede social de pessoas positivas que se entreajuda. Juntos descobriram que os diferentes testemunhos das mudanças que tinham feito eram úteis a outros, e que partilhando as suas experiências os conseguiam apoiar.

Na comunidade as pessoas participam diariamente, incentivando várias mudanças de vida como perder peso, ou lidar de perto com um cancro, criando grupos para deixar de fumar ou debatendo abertamente temas como o catolicismo, budismo ou a simplesmente como viver com mais espiritualidade.

Entreajuda[editar | editar código-fonte]

A entreajuda o valor da ajuda mútua, quaisquer que sejam as plataformas (Net, fóruns, chats, grupos presenciais) é a solução para problemas existenciais e sem o peso de tratamentos médico ou psicoterapêuticos das instituições.

O Psiquiatra Irvin Yalom, professor jubilado da Escola Médica de Harvard, investigador das terapias de grupos, nos anos 90, conclui que recriar de experiências comuns entre os membros dos grupos converte-se num agente de cura.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Psiquiatra João Hipólito

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]