Gruta de Sarawak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A gruta de Sarawak, considerada hoje a maior gruta do mundo, foi descoberta em janeiro de 1981 na ilha de Bornéu, no sudeste asiático. Com 700 metros de comprimento, é suficientemente grande para conter 23 campos de futebol. Ao descobri-la, os exploradores britânicos Andy Eavis, Dave Checkley e Tony White tiveram dificuldades para explorá-la, por ser demasiadamente grande para ser iluminada pelas lanternas que traziam, e demoraram cerca de doze horas a explorá-la em toda a sua extensão.

A gruta de Sarawak tem 700 metros de comprimento e uma altura média de 300 metros. A altura do teto vai dos 70 aos 120 metros. Uma das suas galerias subterrâneas tem mais de 75 quilômetros de comprimento. Muitas dessas grutas estão atualmente abertas ao público.

A ilha de Bornéu situa-se na Linha do Equador, pelo que a temperatura é, nesta ilha, sempre razoavelmente elevada. Durante milhões de anos, a água das chuvas infiltrou-se ao longo de uma enorme falha. Esta falha é de calcário, que é uma rocha macia. Uma vez que contém um ácido fraco a água da chuva dissolveu o calcário e formou grutas no interior da montanha.

Embora no interior da gruta seja escuro, úmido e frio, há criaturas que lá vivem, como escorpiões venenosos, caranguejos semitransparentes, aranhas cegas e cobras brancas. Há colónias de morcegos que permanecem pendurados no tecto da gruta durante o dia e se afastam durante a noite para procurar comida. Também há andorinhas, que constroem os seus ninhos na gruta. No interior da gruta também podem ser encontradas centopeias perfeitamente adaptadas à vida no escuridão.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.