Guaiúle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGuaiúle
Parthenium argentatum (USDA).jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: eudicotiledóneas
Divisão: Magnoliophyta
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Parthenium
Espécie: P. argentatum
Nome binomial
Parthenium argentatum
L.

O guaiúle (Parthenium argentatum) é um arbusto da família Asteraceae, nativo do deserto de Chihuahua, no México e sudoeste dos Estados Unidos. É uma fonte alternativa de látex para a produção de borracha. Nos tempos pré-colombianos constituía uma fonte secundária de látex para a produção de borracha na Mesoamérica, sendo a fonte primária a Castilla elastica. Guaiúle foi uma espécie intensamente estudada nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial após o corte do fornecimento de látex a este país desde a Malásia provocado pelos japoneses. Porém, após a guerra o seu cultivo foi abandonado devido ao preço inferior do látex importado.

Recentemente o guaiúle voltou a ser objecto de investigação devido ao facto de o seu látex ser hipoalergénico.[1] Enquanto o látex de Hevea tem proteínas que podem causar severas reacções alérgicas em algumas pessoas, o látex de guaiúle não contém tais proteínas. Actualmente já se encontram disponíveis luvas cirúrgicas feitas com látex de guaiúle.

Referências

Ícone de esboço Este sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.