Guallatiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guallatiri.

Guallatiri é um estratovulcão da Cordilheira dos Andes localizado ao norte do Chile, perto da fronteira com a Bolívia, no Parque Nacional Lauca. Seu cume situa-se a 6071 metros acima do nível do mar.

Vulcão Guallatiri é uma montanha de mais de seis mil metros localizada na fronteira do Chile com a Bolívia na Puna do Atacama, um dos lugares mais secos do mundo.

A região onde fica a montanha, Paso Chungara, é dominada por vulcões, sendo que o Sajama é mais alto da região, seguido pelo Parinacota, Pomerape e Acotango. A cúpula contem um domo de lava. Fluxos de lava espessa estão localizadas nos flancos inferiores norte e oeste. 1996 Atividades Fumarólicos Observações do vulcão em 19 e 20 de julho de 1996, mostrou tranqüila emissões de vapor branco da cratera. No flanco sul do vulcão, a 400 m abaixo do cume, havia uma área livre de neve que emitia vapor. 1991 Atividade Fumarólicos Em 2 de novembro de 1990, duas áreas de atividades fumarólicos fortes, foram observadas no vulcão. As fumaças mais vigorosas foram avistadas a 80 m abaixo do cume. E produziu uma pluma de 200 m de altura, acompanhada por um ruído de motores a jato. 1985 Provável Erupção Uma erupção em 1 de dezembro de 1985 foi originalmente atribuída ao vulcão Acotango, mas foi determinada ser mais provável do vulcão Guallatiri. As erupções produziram nuvens de fumaça branca, que subiram a 500 m na vertical. As erupções ocorreram em intervalos de 45-75 segundos. Durante uma pesquisa de campo em 1987, nas proximidades dos vulcões Capurata, Acotango e Humarata não mostraram sinais de atividade, suas crateras foram cobertas com gelo e neve limpas. Atividade fumarólicos foram observadas no vulcão Guallatiri indicando assim que a erupção de 1985 tinha ocorrido nele.



Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Guallatiri
Ícone de esboço Este artigo sobre vulcões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.