Guamá (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do bairro Guamá em Belém do Pará

Guamá é um bairro de Belém do Pará.[1]

Com um total de 94.610 habitantes, o Guamá é o mais populoso dos bairros de Belém(Censo 2010). No bairro está situado o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

No sistema de transporte coletivo, o bairro é atendido pelas linhas Satélite-UFPA, Guamá-Conselheiro, Marituba-UFPA, Guamá-Montepio, Guamá-Centro Histórico, Pedreira-UFPA, Alcindo Cacela-UFPA.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Guamá vem de um vocábulo indígena e significa rio que chove.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os limites do bairro foram fixados pela Lei dos Bairros de Belém que declara que o Guamá Compreende: a área envolvida pela poligonal que tem início na interseção da margem direita do Rio Guamá com a projeção da Pass. São Cristovão, segue por esta até a Pass. Alvino, flete a esquerda e segue por esta até a Trav. 14 de Abril, flete a direita e segue por esta até a Pass. Paulo Cícero, flete à esquerda e segue por esta até a Pass AIbi Miranda, flete à direita e segue por esta até a Pass. Mucajás, flete a esquerda e segue por esta até a Trav. 3 de Maio, flete à direita e segue por esta até a Rua Silva Castro, flete à direita e segue por esta até a Trav. 14 de Abril, flete à esquerda e segue por esta até a Av. Conselheiro Furtado, flete à direita e segue por esta até a Trav. 2º de Queluz, flete à esquerda e segue por esta até a Pass. N. Sr.ª das Graças, segue por esta até o Igarapé Tucunduba, flete à direita e segue a jusante até encontrar a Av. Perimetral, flete à direita e segue por esta até a rua Augusto Corrêa, flete à esquerda e segue por esta até encontrar o limite do terreno da UFPª, segue por este até a margem direita do Rio Guamá, flete à direita e segue por esta até o início da poligonal é tambêm a fronteira para a Terra Firme

Principais vias e logradouros[editar | editar código-fonte]

  • Rua Barão de Igarapé Miri - Principal rua do bairro. Abriga o Mercado Municipal do Guamá (esquina com a Avenida José Bonifácio, a Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Daniel (esquina com Tv. Liberato de Castro), a Escola Municipal Pe Leandro Pinheiro, a Escola particular Madre Zarife, Farmácias, comércio em geral, Posto da Polícia Militar da 2° Companhia de Policiamento / 20° Batalhão, o Posto de Saúde do Guamá (PSM), a Paróquia São Pedro e São Paulo. Segundo pesquisa realizada por alunos da UFPA, em 2010, 57% dos delitos ocorreram na avenida Barão de Igarapé-Miri, entre eles 95% foi roubo. A maioria feita por até dois agressores, desconhecidos, em bicicleta, portando arma de fogo, principalmente nas sextas-feiras e aos sábados, nos turnos da tarde e noite.
  • Avenida José Bonifácio - Umas das principais vias de acesso ao bairro através do bairro de São Braz. Abriga o Juizado Especial do Guamá(n° 985), Estação Cidadania Guamá (n° 2308), Cemitério Público Santa Izabel.
  • Avenida Bernardo Sayão - Umas das principais vias de acesso ao bairro através do bairro Condor. É à borda do Rio Guama. Possui diversos portos de empresas de navegação e frete marítimo, trânsito caótico pela intensa movimentação de carga e descarga. Dá acesso a Cidade Universitária da UFPA.


Referências

  1. Bairros de Belém (PDF). Belem.pa.gov.br.