Guarapan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Guarapan
Tipo Refrigerante
Definição Normal
Sabor Maçã
Cor Caramelo
Origem  Brasil
Fabricante Spal Indústria Brasileira de Bebidas
Distribuidor FEMSA
Comercialização Regional

Guarapan é um refrigerante não-alcoólico misto de maçã fabricado pela empresa Spal Indústria Brasileira de Bebidas antiga REMIL (Refrigerantes Minas Gerais Ltda). (franquiada à The Coca-Cola Company) na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A base de sua fórmula reside na maçã, embora seu sabor dificilmente lembra o sabor dessa fruta, sendo reconhecido como único. O Guarapan é distribuído em uma pequena área ao redor de Belo Horizonte, porém não é encontrado à venda em outros estados. Até meados da década de 1990 somente era envasado em recipientes de 290ml ou de 600ml de vidro, porém pode hoje ser encontrado também em KS (290ml) e PET (2l).

Lenda[editar | editar código-fonte]

Existe uma história popular que atribui a criação do Guarapan a uma experiência não-autorizada ocorrida na década de 1960. Supostamente, um técnico na linha de produção da fábrica da antiga Refrigerantes Minas Gerais (REMIL, hoje SPAL, pertencente à FEMSA) em Belo Horizonte teria combinado a mistura-base do guaraná Taí com maçãs e outros componentes. Seu supervisor ficara sabendo de sua obra, e o intimara a comparecer em sua sala.

Apesar do temor em ser repreendido por ter se utilizado indevidamente de maquinaria da empresa, o supervisor anunciou que o sabor criado por ele era excelente e se prontificou a adquirir sua patente. Pouco tempo depois o Guarapan era produzido pela REMIL e distribuído pela Coca-Cola Company, e esse desconhecido técnico teria sido promovido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.