Guaratinguetá Futebol Ltda.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guaratinguetá
Nome Guaratinguetá Futebol Ltda.
Alcunhas Garça
O Orgulho do Vale
Tricolor do Vale
Mascote Garça
Principal rival São José-SP
Fundação 1 de outubro de 1998 (25 anos)
Estádio Dario Rodrigues Leite
Capacidade 16.095 pessoas
Localização Guaratinguetá, SP, Brasil
Competição Licenciado
Website guarafutebol.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Guaratinguetá Futebol Ltda.[1] é um time brasileiro de futebol da cidade paulista de Guaratinguetá. Foi fundado em 1 de outubro de 1998 como Guaratinguetá Esporte Clube e atualmente está licenciado das competições oficiais.

No dia 15 de outubro de 2010, o time confirmou sua mudança para a cidade de Americana, onde iniciou suas atividades na nova sede em janeiro de 2011 com o nome de Americana Futebol.[2] No dia 28 de novembro de 2011 foi anunciado o retorno à cidade de Guaratinguetá.[3]

Em 2016, o Guaratinguetá disputou a Série A3 do Paulistão e Série C, sendo rebaixado em ambos, onde disputaria a Série D do Campeonato Brasileiro de 2017 e a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (equivalente à quarta divisão).

Porém, em fevereiro de 2017, pediu licenciamento das competições oficiais, alegando problemas financeiros e no calendário, visto que disputaria duas competições simultâneas.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O Guaratinguetá Futebol foi fundado com o nome de Guaratinguetá Esporte Clube, carinhosamente conhecido como Guará. Disputou sua primeira competição profissional em 2000 na Quinta Divisão, que foi extinta, e terminou na quinta colocação, não conseguindo subir para a quarta divisão.

Já em 2001, quando tinha no elenco Marcinho Guerreiro (jogador que ficaria conhecido em 2004 jogando pelo Palmeiras), a equipe terminou na terceira posição e subiu para o Campeonato Paulista - Série B1. Logo em sua estreia em 2002, a agremiação terminou como vice-campeã, conseguindo assim, o acesso para a Série A3. No ano seguinte, o time disputa o Campeonato Paulista Série A3 e não passa da primeira fase.

Em 2004, chega ao clube o empresário Sony Douer, da empresa Sony Sports para gerenciar o futebol no clube ao lado do presidente Carlos Arini (Carlito), e o Guaratinguetá Esporte Clube muda o nome para Guaratinguetá Futebol Ltda. Assim, o time terminou o campeonato na terceira colocação e conseguiu o acesso para o Campeonato Paulista - Série A2 de 2005. Em sua estreia na Série A2 daquele ano, o time terminou na 17ª colocação e, por pouco, não foi rebaixado.

Já em 2006, veio a redenção: o Guará mantém a regularidade até o fim e, com um empate por 1x1 contra o Barueri jogando fora de casa, termina o campeonato na quarta posição e consegue o acesso para a elite do futebol paulista.

Em 2007, disputa pela primeira vez a Primeira Divisão (ou Série A-1) do Campeonato Paulista de Futebol, tentando alcançar os feitos da Associação Esportiva Guaratinguetá, extinto clube da cidade. Logo em sua estreia na Série A1 em 2007, o time consegue o título de Campeão do Interior contra o Noroeste jogando em Bauru.

Em 2008, feito ainda maior: o clube tem a melhor campanha na primeira fase comandado pelo camisa 10 Michael e consegue a classificação para as semifinais do campeonato estadual e a vaga na Copa do Brasil de 2009. Na semifinal, a equipe enfrenta a Ponte Preta e é eliminada após perder as duas partidas (1x0 fora, e 2x1 em casa).

Depois, ainda em 2008, o time participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo não jogando em seu estádio (no qual o gramado estava sendo reformado), faz uma boa campanha e termina na nona colocação de 64 equipes participantes, não conseguindo o acesso, porém com vaga garantida na série C do ano seguinte, que seria disputada por 20 clubes.

Em 2009, o Guará vai mal no Campeonato Paulista e termina o certame na 17ª posição, sendo assim, rebaixado para a segunda divisão. Na Copa do Brasil, o time passa pelo Caxias vencendo por 2x0 em casa, e perdendo de 2x1 fora. Depois, pega o Atlético Mineiro e empata em casa por 2x2 e perde por 2x0 fora, sendo assim, eliminado da competição. Contudo, no Campeonato Brasileiro da Série C, veio a redenção: o time venceu todas as partidas no Ninho da Garça na primeira fase e foi enfrentar novamente a Caxias para decidir vaga na Série B. Com uma vitória em casa por 2x0 e empatando fora por 1x1 (com gol do lateral-esquerdo Edu Pina) no dia 16 de agosto de 2009, a equipe conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B de 2010. Na semifinal, o time enfrentou o América Mineiro, com uma vitória em casa por 2x1 e uma derrota fora pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis e o time foi eliminado. Mas, a vaga na Série B já estava garantida. No dia 30 de setembro de 2009, o presidente Carlos Arini deixa o clube e dá lugar ao até então diretor de futebol Eduardo Ferreira na presidência do Guará.

No dia 25 de abril de 2010, o time vence o União São João de Araras no Estádio Dario Rodrigues Leite por 4x1, em jogo válido pela série A2 do campeonato Paulista, e consegue o acesso de volta à série A1 do Campeonato Paulista de 2011.

Em 2010, disputou o Campeonato Brasileiro - Série B devido ao acesso obtido na Série C em 2009 ao chegar em 3º lugar.

Em 2011, já na nova sede, o clube agora se chama Americana Futebol e fez uma campanha razoável na sua volta ao Campeonato Paulista. Mas sua melhor campanha nesta temporada foi no Campeonato Brasileiro - Série B onde fez uma ótima campanha estando a várias rodadas no G-4, mas sem conseguir o tão sonhado acesso. Apesar do excelente desempenho neste novo ano, 2011 também marcou o começo do fim do time. Assim como outros times que se mudaram de cidade, como o Ipatinga/Betim e o Grêmio Barueri/Grêmio Prudente, a mudança para Americana se provou má para o time a longo-prazo. Quando o time voltaria para Guaratinguetá, a relação entre time e torcida já estaria rompida, o que explica a péssima média de público em seus campeonatos entre 2012 e 2015.

Em 2012, o clube voltou à Guaratinguetá e disputou o Campeonato Paulista de 2012, onde foi rebaixado para a Série A2 na última rodada e o Campeonato Brasileiro - Série B também fazendo uma campanha de risco se livrando do rebaixamento a Série C.

Em 2013, o Guaratinguetá disputou o Campeonato Paulista - Série A2 e o Campeonato Brasileiro - Série B, no Campeonato Brasileiro - Série B o time acabou sendo rebaixado para a Série C. No fim do ano o empresário Sony Alberto Douer colocou o clube a venda. Havia o risco do time mudar novamente sua sede, entretanto após uma série de negociações o Guaratinguetá foi comprado por um de seus fundadores e permaneceu na cidade em 2014.

Em 2014, a equipe do Vale do Paraíba fez um campeonato paulista série A-2, muito regular e acabou terminando na 15º colocação com 21 pontos.

No dia 7 de novembro de 2014, o Guaratinguetá anunciou três novos reforços para a temporada de 2015 (entre eles a volta do ídolo Nenê) : Glauco Filippo - Supervisor de Futebol, Nenê - Diretor de Futebol e Cacalo - Preparador de goleiro. Além disso o Estádio Dário Rodrigues Leite contará com uma nova reforma em seu gramado.

No fim de 2014, o Guaratinguetá fechou uma parceria com o Clube Atlético Lemense, a diretoria que acabara de ser apresentada, foi trocada por uma nova trazida pelos novos investidores, o treinador que seria Wilson Júnior deu lugar a João Telê Santana, e novos atletas chegaram. Meses depois o clube foi repassado para Domilson de Araujo Carneiro.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 5 4º colocado (2008) 2007 2012 2
Série A2 6 3º colocado (2010) 2005 2015 2 1
Série A3 3 3º colocado (2004) 2003 2016 1 1
Segunda Divisão 1 Vice-campeão (2002) 2002 1
Série B2 (extinta) 2 3º colocado (2001) 2000 2001 1
Copa Paulista 1 14º colocado (2007) 2007
Brasil Série B 4 8º colocado (2011) 2010 2013 1
Série C 5 3º colocado (2009) 2008 2016 1 1
Copa do Brasil 1 2ª fase (2009) 2009

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Uniformes[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisa vermelha com mangas azuis, calção e meias azuis com vermelho;
  • 2º - Camisa branca com mangas azuis, calção e meias brancas com detalhes azuis.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 2012 (Brasileirão)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
  • 2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
  • 2011
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
  • 2010
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Clássicos[editar | editar código-fonte]

O Guaratinguetá, tem como grande rival, o São José, sendo um dos maiores clássicos do vale. Também possui rivalidade forte contra outra equipe tradicional do Vale do Paraíba; o Taubaté.

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

O Guaratinguetá possui várias torcidas organizadas. Entre elas estão Torcida Jovem Guará (TJG), Nação Especialista, Fúria Tricolor, Camisa 14 e Torcida Alambrado.

Torcida Jovem Guará[editar | editar código-fonte]

Fundada em 25 de março de 2006, a Torcida Jovem Guará é uma das torcidas.Foi formada a partir de um grupo de amigos que compareciam aos jogos do Guaratinguetá.

Torcida Nação Especialista[editar | editar código-fonte]

Fundada em 11 de maio de 2006, a Torcida Nação Especialista foi formada a partir de uma conversa entre amigos, militares da Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

Ranking atualizado em 5 de dezembro de 2018

  • Posição: 97º
  • Pontuação: 684 pontos[5]

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes do Brasil.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]