Guaravera (Londrina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Guaravera é um distrito pertecente ao Município de Londrina. O local onde atualmente se situa o distrito pertenceu ao dono de uma serraria, que repicou sua gleba em lotes. O aglomerado foi elevada a categoria de Distrito Administrativo no dia 11 de junho de 1951, juntamente com a localidade de São Luiz, pelo Decreto Lei nº 666.

O nome Guaravera é de origem indígena. Guará significa lobo, e Vera vem do latim, significa verdade. Hoje o distrito compreende também o Patrimonio denominado "Barro Preto". Possui área total de 177,30 km2, ocupando o 4º lugar em extensão entre os Distritos de Londrina.

Sua sede fica a 44 km da zona urbana de Londrina, com aproximadamente 5 mil habitantes. Estão instalados em Guaravera vários estabelecimentos industriais, casas comerciais e estabelecimentos prestadores de servicos como: correios, transporte coletivo, telefones, o que permite uma inter-relação com os demais distritos e o distrito sede. Guaravera se destaca no setor produtivo tendo agropecuária como principal atividade[1] .

Referências

  1. As várias Londrinas Gaz. do Povo - fevereiro de 2013