Guarda-chuva búlgaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Esquema da arma: 1-Gatilho, 2-Cabo do guarda-chuva, 3-Mola, 4-vara de disparo, 5-cilindro de ar comprimido, 6-Mecanismo do disparo, 7-Válvula do disparo

Guarda-Chuva Búlgaro é um guarda-chuva adaptado para ocultar um mecanismo pneumático que dispara pequenos dardos contendo veneno. Um guarda-chuva deste tipo foi usado na eliminação estratégica do escritor dissidente búlgaro Georgi Markov, em 7 de setembro de 1978 (data de aniversário de Todor Jivkov, que fora alvo freqüente das críticas de Markov), na Ponte Waterloo em Londres. Markov morreu quatro dias depois. O mesmo dispositivo foi empregado, desta vez sem sucesso, na tentativa de assassinato de outro dissidente búlgaro, o jornalista Vladímir Kostov, no metrô de Paris. Em ambos os casos, o veneno usado foi a ricina (extraída de sementes de mamona). Acredita-se que as duas ações foram efetuadas pelo serviço secreto búlgaro (a KDS) com a ajuda da KGB soviética.[1]

Influências na mídia[editar | editar código-fonte]

Os casos inspiraram o filme francês "Le Coup de Parapluie" ("O Golpe do Guarda-Chuva") dirigido por Gerard Oury e estrelando Pierre Richard.

O "guarda-chuva búlgaro foi apresentado no episódio "The Clock." da série televisiva The Americans (2013).

Uma versão de The Umbrella Assassin foi exibida nos EUA pela rede PBS na série Secrets of the Dead (Segredos dos Mortos).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • MythBusters (2003 season)|MythBusters (2003 season)– the feasibility of this type of assassination was confirmed in the first episode of MythBusters.
  • The Executioner (Livro de Kisyov)