Guarda Municipal de Barueri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Guarda Municipal de Barueri, conhecida como GMB, esta localizada na região metropolitana oeste da Grande São Paulo, foi criada em 1994.

História[editar | editar código-fonte]

Guarda Municipal de Barueri

A 1ª turma iniciou treinamento no dia 3 de março de 1995, após a conclusão de todos os processos seletivos (exame escrito, físico, médico e psicológico). No dia 10 de junho de 1995 os primeiros guardiões começaram a patrulhar o município (eram 158 GMs com 18 viaturas). Hoje a GMB conta com um efetivo de 600 guardas e uma frota de 70 viaturas e têm o seguinte quadro hierárquico:

  1. Comandante
  2. Sub-comandante
  3. Inspetor
  4. Supervisor
  5. GM Classe Distinta
  6. GM.

Os serviços prestados pela GM estão divididos por Companhias:

  1. A 1ª Cia GM tem como base territorial as regiões centro, sul e oeste.
  2. A 2ª Cia GM as regiões norte e leste. Estas Companhias efetuam o patrulhamento motorizado com viaturas pequenas, atuando no combate de problemas de ordem social que afetam o bem estar dos munícipes.
  3. A 3ª Cia GM atua no policiamento de postos fixos (prédios públicos), patrulhamento motorizado com motocicletas que compõe o GTM - Grupo Tático de Motociclistas, e patrulhamento com viaturas grandes (Blazer) que compõe o GITE - Grupo de Intervenções Táticas Estratégicas.
  4. A 4ª Cia GM cuida especificamente de projetos tais como Patrulhamento Comunitário, a Ronda Escolar e o JCC - Jovens Construindo Cidadania que atende as escolas municipais.

Armamentos[editar | editar código-fonte]

Todo efetivo dispõe de coletes balísticos (carga), tonfa e os seguintes armamentos: espingarda calibre 12 (somente para graduados e oficiais), pistolas calibre 380 e revólveres calibre 38.

CECOM[editar | editar código-fonte]

Visando maior eficiência, no ano de 2008, foi inaugurado o CECOM - Centro de Comunicações da GMB, que agrega as operações de atendimento telefônico (153 e 199), rede-rádio e vídeomonitoramento da Guarda Municipal, Defesa Civil e DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito. Câmeras foram instaladas nas principais praças, avenidas e ruas do município, além de escolas e outros próprios públicos o que agiliza o atendimento. A GMB está subordinada a Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri (SAS), a qual também é composta pela Defesa Civil (COMDEC) e pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]