Guarda Siochána

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarda Siochána
Visão geral
Nome completo Garda Síochána na hÉireann (Guarda da Paz da Irlanda)
Nome comum Gardaí
Fundação 1923 (101 anos)
Tipo Força policial civil - polícia nacional
Subordinação Governo da República da Irlanda
Chefe Comissário da Guarda Siochána*
Estrutura jurídica
Legislação Garda Síochána (Temporary Provisions) Act 1923
Estrutura operacional
Sede da Garda em Phoenix Park
Sede da Garda em Phoenix Park
Sede da Garda em Phoenix Park
Sede Dublin
 Irlanda
Nº de empregados 14.411, aproximadamente
Website http://www.garda.ie
Portal da polícia
editar
Emblema da corporação

A Guarda Siochána ou Garda Síochána na hÉireann (Guarda da Paz da Irlanda), conhecida também como Gardaí ("Guardas"), é a força policial nacional civil da República da Irlanda, com atribuições de polícia judiciária e polícia preventiva uniformizada. Tem a sua Central de Polícia localizada em Dublin, em Phoenix Park.

O seu efetivo é de 14.411 homens, mas, apenas 3.000 portam armas, dentre estes o pessoal de investigações (detetives) e os integrantes da unidade de operações especiais.

Segundo princípio que norteia a Guarda Siochána, ela se imporá não pela força das armas ou em número, mas pela autoridade moral, conquanto servidores do povo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 1922 o governo provisório da Irlanda do Sul instituiu a Guarda Cívica para substituir os policiais britânicos integrantes da Royal Irish Constabulary.[1]

O Ato de 8 de outubro de 1923 (Garda Síochána Act), do governo do estado livre da Irlanda, transformou a Guarda Cívica na atual Guarda Siochána.

Em 1925, a Polícia Metropolitana de Dublin, criada em 1836, foi incorporada à Guarda atual, transformando-a na única força policial do país, com exceção da polícia militar, a polícia para as forças armadas.

Organização[editar | editar código-fonte]

Motociclista

A Guarda Siochána é dirigida pelo Comissário da Guarda, auxiliado por dois vice-comissários encarregados, respectivamente, da Diretoria de Estratégia e Recursos e da Diretoria de Operações, esta última destinada ao combate direto à criminalidade.[2]

Existem dez comissários adjuntos, seis com atribuições delimitadas por regiões e quatro com responsabilidades de âmbito nacional. O diretor de finanças não pertence ao quadro policial mas tem honras de comissário adjunto.

O país esta dividido em seis regiões policiais, cada uma dirigida por um comissário adjunto: Dublin, a região metropolitana e mais, Leste, Oeste, Norte, Sul e Sudoeste.

As divisões policiais, em número de vinte e cinco, são chefiadas por superintendentes-chefes. As divisões são subdivididas em distritos ou delegacias, dirigidas por superintendentes, auxiliados por inspetores. Subordinados às delegacias estão os subdistritos, chefiados por sargentos. O efetivo é constituído de policiais, chamados de guardas (garda).

Funcionários não policias são admitidos para as mais diversas funções administrativas, como contadores, motoristas, técnicos de informática, fotógrafos etc. A área da saúde é de responsabilidade do “Médico Chefe” (CMO – Chief Medical Officer).[3]

Viaturas[editar | editar código-fonte]

As viaturas são de cor branca, com adesivos azuis e amarelos e a insígnia da corporação.

Nos últimos anos têm sido adquiridos veículos de maior potência como o Ford Mondeo 2.5 V6.[4]

Viatura da Guarda Siochána
Viatura Opel Insignia Tourer com nova caracterização

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Guarda Siochána