Polícia e Ladrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guardie e ladri)
Guardie e ladri
Polícia e Ladrão[1] (PRT)
Polícia e Ladrão[2], ou
Guardas e Ladrões[3]
 (BRA)
Polícia e Ladrão
Totò e Aldo Fabrizi em cena do filme
 Itália
1951 •  pb •  109 min 
Género comédia dramática
Direção Mario Monicelli
Codireção Steno
Roteiro Vitaliano Brancati
Elenco Totò
Pina Piovani
Aldo Fabrizi
Carlo Delle Piane
Ernesto Almirante
Alida Cappellini]]
Gino Leurini
Ave Ninchi
Rossana Podestà
Paolo Modugno
Aldo Giuffré
Mario Castellani
William Tubbs
Pietro Carloni
Gino Scotti
Armando Guarnieri
Luciano Bonanni
Carlo Mazzarella
Giulio Calì
Ciro Berardi
Rocco D'Assunta
Idioma italiano

Polícia e Ladrão (em italiano: Guardie e ladri) é um filme italiano de 1951, dirigido por Mario Monicelli e Steno e estrelado por Totò e Aldo Fabrizi.[4]

O estilo do filme é perto do neorrealismo italiano, é considerado um dos melhores filmes de Totò eo melhor par de Steno-Monicelli. Distribuídos em cinemas italianos em novembro de 1951 e apresentado em competição no 5 ª edição do Festival de Cinema de Cannes, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro e uma fita de prata, atribuído a Totò. Inicialmente teve problemas com os censores, no entanto, foi particularmente aclamado pela crítica da época e foi considerado um clássico da comédia italiana.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ferdinando Esposito (Totò) é um pequeno vigarista que tenta sustentar a família usando todos os meios possíveis. Com o seu cúmplice, Amilcare (Aldo Giuffrè), finge ter encontrado uma moeda antiga no Fórum Romano e engana um turista americano. Mr. Locuzzo, por acaso, é o presidente de uma comissão de caridade americana e, durante a distribuição de ajuda, em que Esposito também se encontra, reconhece-o e denuncia-o. É perseguido pelo gordo agente da polícia Lorenzo Bottoni (Aldo Fabrizi), que deixa Esposito escapar e é suspenso das suas funções, arriscando-se a perder o emprego, devido aos protestos de Mr. Locuzzo. Vestido à paisana, depois de esconder à família a sua situação, Bottoni vai em busca de Esposito, conhece a família, mas do delinquente não há rasto. Gradualmente as duas famílias vão-se tornando amigas e entre o irmão da mulher do ladrão e a filha do polícia nasce uma grande simpatia. Um dia, em que ambas as famílias se juntam num almoço, aparece Esposito. Bottoni faz a detenção fora de casa, sendo repreendido por Esposito, por ter usado a sua família; e o guarda conta-lhe o seu problema. Entre os dois nasce uma grande cumplicidade, ambos unidos numa existência miserável. Agora é Esposito que quer ser preso e Bottoni que hesita. Escondem a verdade às famílias e saem como amigos, dizendo que Esposito vai sair numa viagem de negócios e Bottoni o vai acompanhar à estação. Na ausência de Esposito será Bottoni quem se encarrega da família dele.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Totò: Ferdinando Esposito

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme do cinema italiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.