Acinonyx jubatus venaticus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guepardo asiático)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAcinonyx jubatus venaticus[1]
Acinonyx jubatus venaticus

Acinonyx jubatus venaticus
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Acinonyx
Espécie: Acinonyx jubatus
Subespécie: A. j. venaticus
Nome trinomial
Acinonyx jubatus venaticus
(Griffith, 1821)
Sinónimos
  • raddei Hilzheimer, 1913
  • venator Brookes, 1828

O guepardo-asiático ou chita-asiática (Acinonyx jubatus venaticus) é uma subespécie do guepardo (Acinonyx jubatus) distribuída na Ásia, da Arábia até a Índia, mas atualmente restrita ao Irã. Está em perigo crítico de extinção devido a destruição do habitat e a caça predatória. A população na natureza encontra-se estável, sendo estimada entre 60 e 100 animais.

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

A subespécie estava distribuída do sudoeste da Ásia e península da Arábia ao norte até as margens dos mares de Aral e Cáspio e ao oeste através da Ásia Central até as regiões centrais da Índia.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Filhotes de guepardos-asiáticos com um cachorro, Índia.

O guepardo tem um corpo muito magro e um peito muito profundo, que faz com que seja parecido com um cão. Tem uma cabeça pequena e arredondada, com um focinho longo para um felino, orelhas pequenas e olhos posicionados sobre o crânio. Possui linhas lacrimais pretas e distintas percorrendo a partir do olho para baixo através dos lados dos olhos até a boca, talvez para não sofrer com o sol nos olhos, ajudando os animais durante a caçada.

O manto da parte de trás do guepardo varia de amarelo-laranja a amarelo vivo sendo o tórax e o abdômen brancos. Ele tem pequenas manchas circulares pretas, parecidas com as dos leopardos. Em adultos a ponta da cauda possui dois anéis, com o último elo muito mais amplo. Ao contrário de outros felinos, as garras dos guepardos adultos não são totalmente retráteis, embora os filhotes de até seis meses consigam retraí-las. A cabeça e corpo dos guepardos adultos asiáticos mede 112–135 cm de comprimento com um rabo 66–84 cm, assim como os "primos" africanos. Eles podem chegar a um peso de 34–54 kg, mas o macho é ligeiramente maior do que a fêmea, (dimorfismo sexual).

Conservação[editar | editar código-fonte]

A subespécie está classificada como "em perigo crítico" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) desde 1996, devido a distribuição restrita e a baixa densidade populacional. O Irã é o único país onde o guepardo ocorre naturalmente e a população na natureza está estimada entre 60 a 100 animais, sendo que menos da metade representa indivíduos aptos à reprodução.[2]


Referências

  1. Wozencraft, W.C.. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. Seção Order Carnivora. 532–628 pp. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. a b c Jowkar, H.; Hunter, L.; Ziaie, H.; Marker, L.; Breitenmoser-Wursten, C.; Durant, S. (2008). Acinonyx jubatus venaticus (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 3. Página visitada em 30 de novembro de 2014.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Acinonyx jubatus venaticus
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acinonyx jubatus venaticus
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.