Guepardo asiático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGuepardo asiático
Acinonyx jubatus venaticus

Acinonyx jubatus venaticus
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: felidae
Género: Acinonyx
Espécie: Acinonyx jubatus
Subespécie: A. j. venaticus
Nome trinomial
Acinonyx jubatus venaticus
(Griffith, 1821)

O guepardo asiático, também conhecido como Cheetah Asiática (Acinonyx jubatus venaticus), é uma rara subespécie de guepardo endêmica do Irã. Está ameaçada pela caça e destruição do habitat. Restam cerca de 300 exemplares nas zonas áridas do Irã, sem contar algumas populações isoladas, (dados de 2006). Atualmente existe um programa para proteger o guepardo asiático, que é sediado no Irã.[1]

Filhotes de guepardos-asiáticos com um cachorro, Índia.

Ameaçado no Irã, extinto na Índia[editar | editar código-fonte]

Guepardos asiático no Irã são protegidos por lei, mas na Índia os esforços chegaram tarde de mais.

A Ásia é o lar do guepardo asiático e do leopardo que também tem o deserto iraniano como lar. O Irã está actualmente desenvolvendo um programa para proteger a espécie. Como o tópico acima sugere, na Índia já foram extintos, devido a caça clandestina. De acordo com uma pesquisa recente resultados permanecem de 400 à 450 exemplares. É evidente que continue a investigação, com a finalidade de estudar mais profundamente a subespécie..[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O guepardo tem um corpo muito magro e um peito muito profundo, que faz com que seja parecido com um cachorro. Tem uma cabeça pequena e arredondada, com um focinho longo para um felino, orelhas pequenas e olhos posicionados sobre o crânio. Possui linhas lacrimais pretas e distintas percorrendo a partir do olho para baixo através dos lados dos olhos até a boca, talvez para não sofrer com o sol nos olhos, ajudando os animais durante a caçada.

O manto da parte de trás do guepardo varia de amarelo-laranja a amarelo vivo sendo o tórax e o abdômen brancos. Ele tem pequenas manchas circulares pretas, parecidas com as dos leopardos. Em adultos a ponta da cauda possui dois anéis, com o último elo muito mais amplo. Ao contrário de outros felinos, as garras dos guepardos adultos não são totalmente retráteis, embora os filhotes de até seis meses consigam retraí-las. A cabeça e corpo dos guepardos adultos asiáticos mede 112–135 cm de comprimento com um rabo 66–84 cm, assim como os "primos" africanos. Eles podem chegar a um peso de 34–54 kg, mas o macho é ligeiramente maior do que a fêmea, (dimorfismo sexual).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.