Guerra Tokhtamysh-Tamerlão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A guerra Tokhtamysh-Tamerlão foi um conflito ocorrido nas décadas de 1380 e 1390 envolvendo Tokhtamysh, khan da Horda de Ouro, e o conquistador turco Tamerlão.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Tamerlão havia ajudado Tokhtamysh a conseguir assumir o poder na Horda de Ouro. Primeiro derrotando Urus, o então khan da Horda Branca, e depois vencendo Mamai e promovendo a unificação das hordas azul e branca. Em 1382 promoveu uma grande campanha punitiva contra os principados russos, os quais vinham de uma vitória em Kulikovo dois anos antes. A Horda de Ouro, então decadente e o único estado sucessor do Império Mongol ainda existente no momento, passa por um breve ressurgimento. Porém a guerra contra Tamerlão pôs sua obra a perder.

A guerra[editar | editar código-fonte]

Tokhtamysh tinha pretensões territoriais na Pérsia, antigo território do Ilcanato. Tal área também era visada por Tamerlão. Em 1385 Tokhtamysh fez um reide contra o Azerbaijão. A guerra entre os dois, até então aliados, se tornou inevitável. Entre 1389 e 1391 os dois lados entraram em guerra. Após algumas vitórias iniciais, Tokhtamysh é derrotado, mas em 1393 recupera sua posição, promovendo um novo ataque contra a província de Shirvan, então sob domínio timúrida. Tamerlão responde a ofensiva de Tokhtamysh, reconquistando para si a área. Depois disso promove uma expedição militar contra os territórios da Horda de Ouro, chegando até as proximidades de Moscou. No dia 15 de abril de 1395 ocorre a batalha do rio Terek, da qual Tamerlão vence e como resultado Tokhtamysh é deposto do trono da Horda de Ouro. Depois do regresso de Tamerlão à Pérsia, ele é reinstaurado com khan Kipchak e entre setembro de 1396 a outubro de 1397 promove guerras contra as colônias genovesas da Crimeia. Porém em 1398 sua hegemonia é discutida por vários deles, dentre eles Temür Qutlügh, filho de Timur-malik, que o derrota e assume o trono da Horda de Ouro. Então Tokhtamysh pede ajuda ao duque lituano Vytautas, perdendo novamente na batalha do rio Vorskla, já em 1399.