Guerra antissubmarino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oficiais da Marinha Real na ponte de um contratorpedeiro em escolta de comboio mantém o olho aberto para submarinos inimigos durante a Batalha do Atlântico, em outubro de 1941.

Guerra antissubmarino (pré-AO 1990: guerra anti-submarino), guerra antissubmarina (pré-AO 1990: guerra anti-submarina), luta A/S ou ainda ASW (sigla do termo inglês: anti-submarine warfare), é um ramo da guerra naval que faz uso de navios, aeronaves e outros submarinos para encontrar, perseguir e deter, avariar ou destruir submarinos inimigos.

Como muitas outras formas de guerra, o sucesso na guerra antissubmarino depende de uma combinação de tecnologia em sensores e armas, treinamento, experiência e sorte. Equipamentos sofisticados de sonar para primeiro detectar, e então classificar, localizar e perseguir o submarino alvo são um elemento-chave na ASW. Para a destruição, tanto torpedos como minas ou cargas de profundidade são usadas, lançadas por ar, superfície ou plataformas subaqüáticas. Outros meios de destruição foram usados no passado, mas são agora obsoletos. ASW também envolve a proteção de navios amigos.