Guerra total

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartaz da Segunda Guerra Mundial com a convocação de Franklin Roosevelt pela participação de todos os americanos na guerra.

Guerra total é um conceito dito moderno de um conflito, de alcance ilimitado; no qual as partes beligerantes entram numa fase de mobilização total de todos os seus recursos— humanos, industriais, agrícolas, militares, naturais e tecnológicos para o esforço de guerra. Apesar de ter sido usado por séculos, a maior e mais conhecida guerra total foi a Segunda Guerra Mundial, onde dúzias de nações devotaram boa parte de sua capacidade econômica, industrial e científica para lutar o conflito.[1] Na guerra total não existe muita diferença entre combatentes e não-combatentes, já que cada cidadão de um país em particular, soldados e civis, pode ser considerado como parte de seu esforço de guerra. Também não há diferenciação entre recursos militares e civis.

Referências

  1. Baylis, John; Wirtz, James J.; Gray, Colin S., eds. (2012), Strategy in the Contemporary World (4, illustrated ed.), Oxford University Press, p. 55, ISBN 9780199694785 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.