Guido Marini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guido Marini
Monsenhor, Prelado de Honra de Sua Santidade
Mestre de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice
Monsenhor Guido Marini
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade Eclesiástica
Nomeação 4 de fevereiro de 1989
Predecessor Dom Piero Marini
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Gênova, Itália
31 de janeiro de 1965 (49 anos)
Nacionalidade Itália Italiana
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Monsenhor Guido Marini (Gênova, 31 de janeiro de 1965) é um sacerdote católico italiano e atual Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Mons. Guido Marini - 2008-05-18 - Visita di Papa Benedetto XVI a Genova.jpg

Este sacerdote de profundo zelo para com a Sagrada Liturgia, estudou no seminário arquidiocesano de Gênova e foi ordenado sacerdote em 4 de fevereiro de 1989. Doutourou-se em Direito CanônicoIn Utroque Iure, na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma e licenciou-se em ‘’Psicologia da Comunicação’’, pela Pontifícia Universidade Salesiana. Entre 1988 e 2003, exerceu o cargo de secretário particular dos arcebispos de Gênova: Cardeal Giovanni Canestri (1988-1995) e Cardeal Dionigi Tettamanzi (1995-2002) e do Cardeal Tarcísio Bertone (2002-2006). Acumulou o cargo de Mestre de Celebrações Litúrgicas dos cardeais Tettamanzi e Bertone e do arcebispo Angelo Bagnasco. É professor de Direito Canônico na seção de Gênova da faculdade de Teologia da Itália Setentrional e no Instituto Superior de Ciências Religiosas. Em 2004 foi nomeado diretor espiritual do seminário de Gênova.

Celebrações pontifícias[editar | editar código-fonte]

Em 1 de outubro de 2007 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, em substituição ao arcebispo Piero Marini (com o qual não tem qualquer parentesco), agora nomeado presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Segundo alguns vaticanistas a troca teria sido articulada entre o Papa e o Cardeal Tarcísio Bertone, para colocar no posto um clérigo mais afinado com linha a litúrgica do papa Bento XVI.

Precedido por
Dom Piero Marini
Brasão do Vaticano.
Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontifíce

2007 -
Sucedido por
'