Guilherme I da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Representação de Guilherme I da Baviera, V da Holanda.

Guilherme I, Duque de Baviera-Straubing (Frankfurt am Main, 12 de Maio de 1330 - 15 de Abril de 1388, Le Quesnoy), foi o segundo filho do imperador Luís IV da Baviera e da sua segunda esposa, Margarida da Holanda e Hainaut. Guilherme também era conhecido como Guilherme V, conde de Holanda, como Guilherme III, conde de Hainaut, e como Guilherme IV, conde da Zelândia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1345, o pai de Guilherme foi conferiu Hainaut, Holanda, Zelândia e Frísia à esposa, Margarida, e logo depois também a Guilherme. Após a morte do seu pai em 1347, Guilherme governou a Baviera, Holanda e Hainaut, juntamente com seus cinco irmãos, até 1349. Com a primeira divisão das posses da Casa de Wittelsbach, em 1349 ele recebeu Hainaut, Holanda e Baviera, juntamente com os seus irmãos Estêvão II e Alberto I. Após a divisão seguinte da Baviera em 1353, ele governou apenas com o seu irmão Alberto I, na Baviera-Straubing, Holanda e Hainaut.

Guilherme envolveu-se numa longa disputa com a sua mãe Margarida, sobre a obtenção da Holanda e Zelândia. Guilherme governaria estes dois condados a partir de 1354, e o Hainaut a partir da morte da mãe, em 1356.

Em 1350, os nobres da Holanda pediram a Margarida para voltar para a Holanda novamente. Ela, então, lutou pelo poder na Holanda e Hainaut por alguns anos com o seu filho Guilherme, que se recusou a pagar-lhe pensão alimentícia. A 5 de Setembro do mesmo ano, as duas facções confrontaram-se e uma guerra civil começou.

Eduardo III de Inglaterra, irmão de Margarida na lei (cunhado) através de sua irmã Filipa de Hainaut, veio em seu auxílio, vencendo uma batalha naval ao largo de Veere em 1351. Algumas semanas mais tarde, a facção de Margarida e os seus aliados ingleses foram derrotados pela facção de Guilherme na Batalha de Vlaardingen, uma queda que arruinou a causa de Margarida. Eduardo III, pouco depois, mudou de lado, e a imperatriz viu-se obrigada a chegar a um entendimento com o seu filho, sendo este reconhecido como conde da Holanda e da Zelândia, e ela de Hainaut. Margarida faleceu dois anos depois, deixando Guilherme, na posse da herança Holland-Hainaut. Guilherme casou-se com Matilde de Lencastre, irmã de Branca de Lencastre.

Em 1357, ele começou a mostrar sinais de loucura, e o seu irmão Alberto assumiu a regência na Holanda e Hainaut em 1358. Guilherme foi confinado para o resto de sua vida.

Família e descendência[editar | editar código-fonte]

Ele casou-se em 1352, em Londres com Matilde de Lancaster, filha de Henrique de Grosmont, 1.º Duque de Lancaster e Isabel de Beaumont. Matilde e Guiherme tiveram apenas uma filha, que faleceu pouco tempo depois.

Além disso, ele tinha filhos ilegítimos:

  1. Guilherme, casou-se em 1398 com Lisbeth Hughe.
  2. Isabel, casada com Brustijn van Herwijnen, senhor de Stavenisse.


Ele foi sucedido pelo seu irmão Alberto em 1388.


Precedido por
Luís IV
Duque da Baviera
1347 - 1349
com Luís V , Estêvão II, Luís VI, Alberto I e Otão V
Sucedido por
divisão da Baviera em Alta Baviera e Baixa Baviera
Precedido por
divisão da Baviera em Alta Baviera e Baixa Baviera
Duque da Baixa Baviera
1349 - 1353
com Estêvão II e Alberto I
Sucedido por
divisão da Baixa Baviera em Baviera-Landshut e Baviera-Straubing
Precedido por
divisão da Baixa Baviera em Baviera-Landshut e Baviera-Straubing
Duque da Baviera-Straubing
1353 - 1388
com Alberto I e Alberto II
Sucedido por
Alberto I
Precedido por
Margarida I
Conde da Holanda e da Zelândia
1354 - 1388
Sucedido por
Alberto I
Precedido por
Margarida I
Conde de Hainaut
1356 - 1358
Sucedido por
Alberto I