Guilherme IV de Toulouse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guilherme IV de Toulouse
Escudo do Brasão de Armas dos condes de Toulouse.
Nome completo Guilherme IV de Toulouse
Nascimento 1040
França
Morte 1092 (52 anos)
Nacionalidade  França
Ocupação conde de Toulouse.

Guilherme IV de Toulouse (10401092) foi conde de Toulouse. Em 1094, dois anos após a sua morte, o seu irmão Raimundo IV de Toulouse[1] , assumiu o governo do condado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Guilherme IV sucedeu ao seu pai em 1060, tendo herdado a maioria de seus bens e títulos, seu irmão Raimundo IV de Toulouse (1041 ou 1042 - 28 de Fevereiro de 1105) apenas herdou os condados de Saint-Gilles, Nimes e Narbona.

Além disso, parece que Guilherme IV e Raimundo IV compartilharam o título de Condes de Toulouse, de acordo com uma carta de 1088. Em 1065, após a morte de sua prima Berta de Rodez, condessa de Rodez, Raimundo IV parte para este ducado juntamente com o Marquês de Gotha a fim de exigir os seus direitos ao título sem que Guilherme IV faça nada.

Ao contrário de seu pai e seu irmão, Guilherme IV de Toulouse era um homem muito ambicioso, e focalizou o seu poder no amor pelas armas.

Em 1088, Guilherme IV partiu para a Terra Santa, deixando seu irmão, Raimundo como regente em seu lugar, tendo morrido em 1092 durante esta peregrinação.

Desta forma Raimundo estava em uma posição perfeita para tomar o poder, uma vez que a vontade de seu pai, Ponce, era que, se Guilherme IV morresse sem um filho, todos os seus bens passariam para Raimundo.

Guilherme IV era o avô de Eleanor da Aquitânia, futura rainha consorte de França, fruto do casamento de seu neto Guilherme IX da Aquitânia e Eleanor de Châtellerault.

Os descendentes Guilherme IV continuam a reivindicar o condado de Toulouse da sua ascendência, que consideram ter sido roubado por Raimundo.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Pôncio II Guilherme de Toulouse também denominado como Pôncio de Toulouse e de Almodis de la Marche[1] .

Foi casado por duas vezes, a 1ª com Matilde.

Casou em 1030 com Emma de Mortain, filha de Roberto de Conteville (1040 - 8 de dezembro de 1090) e de Maud de Montgomery, de quem teve[1] :

  1. Matilde Filipa de Toulouse que foi esposa do duque da Aquitânia, Guilherme IX, o Trovador (22 de Outubro de 107110 de Fevereiro de 1126).
  2. Ponce, que morreu jovem.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lewis, Archibald R. University of Texas Press: Austin, 1965.
  • Luiz de Mello Vaz de São Payo, A Herança Genética de D. Afonso Henriques, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 2002, pág. 287.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Ponce II
Conde de Toulouse
987-1037
Sucedido por
Ponce III