Guilherme de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guilherme
Príncipe de Luxemburgo
Guilherme de Luxemburgo
Guilherme em 2015
Nascimento 1 de maio de 1963 (60 anos)
  Castelo de Betzdorf, Luxemburgo
Nome completo Guilherme Maria Luís Cristiano
Cônjuge Sibilla Sandra Weiller
Descendência Paulo Luís de Nassau
Leopoldo de Nassau
Carlota de Nassau
João André de Nassau
Casa Nassau-Weilburg (oficial)
Bourbon-Parma (agnática)
Pai João, Grão-Duque de Luxemburgo
Mãe Josefina Carlota da Bélgica
Religião Catolicismo
Brasão

Guilherme Maria Luís Cristiano (em francês: Guillaume Marie Louis Christian; Betzdorf, 1 de maio de 1963) é um príncipe de Luxemburgo, terceiro e último filho do grão-duque João de Luxemburgo e de sua esposa, a princesa Josefina Carlota da Bélgica. Guilherme é irmão do atual grão-duque Henrique de Luxemburgo e sobrinho do rei Alberto II da Bélgica e primo-irmão do atual rei Filipe da Bélgica.

Vida[editar | editar código-fonte]

Guilherme nasceu no Castelo de Betzdorf. Seus padrinhos são Luís, Príncipe Napoleão, e Maria Cristina de Saboia-Aosta. Concluiu sua educação secundária em Luxemburgo e na Suíça, e recebeu seu baccalureate em Grenoble, no ano de 1982. O príncipe continuou seus estudos na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e na Universidade de Georgetown, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, onde graduou-se em 1987.

Guilherme trabalhou por seis meses no Fundo Monetário Internacional, em Washington, e passou dois anos trabalhando para a Comissão das Comunidades Europeias, em Bruxelas. Atualmente, é diretor na ArcelorMittal.[1]

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Guilherme casou-se civilmente com Sibilla Sandra Weiller, filha de Paul-Annik Weiller e da princesa italiana Donna Olimpia Torlonia di Civitella-Cesi (filha da infanta Beatriz de Espanha), no dia 8 de setembro de 1994, e, 24 de setembro do mesmo ano, foi realizada uma cerimônia religiosa, em Versalhes.

Guilherme e Sibilla têm quatro filhos:

Seus três filhos estão na linha de sucessão ao trono luxemburguês.

O príncipe Guilherme é padrinho de seu sobrinho, Guilherme, Grão-duque Herdeiro de Luxemburgo. Ele também é um dos padrinhos do príncipe Aquiles André da Grécia e Dinamarca, o segundo filho de Paulo, Príncipe Herdeiro da Grécia.

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 1 de maio de 1963 – Até o momento: "Sua Alteza Real o Príncipe Guilherme de Luxemburgo, Príncipe de Nassau, Príncipe de Bourbon-Parma"

Honras[editar | editar código-fonte]

Honras nacionais[editar | editar código-fonte]

  • LuxemburgoLuxemburgo: Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Leão Dourado da Casa de Nassau.
  • LuxemburgoLuxemburgo: Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem de Adolfo de Nassau.

Honras estrangeiras[editar | editar código-fonte]

  • BélgicaBélgica: Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Coroa.

Referências

  1. «Board of directors (2013)». ArcelorMittal (em inglês). Consultado em 26 de fevereiro de 2022. Arquivado do original em 3 de agosto de 2013 
  2. «III. Otras disposiciones» (PDF). Boletín Oficial del Estado. 7 de maio de 1981. Consultado em 26 de fevereiro de 2022. Arquivado do original (PDF) em 13 de abril de 2014