Guilherme de Vasconcelos Abreu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Guilherme Augusto de Vasconcelos Abreu (Coimbra, 1842 - 1907), foi um orientalista, militar, geógrafo, literato e escritor português.

Emigrou para o Brasil e a Índia. Nas diversas ocasiões em que viajou para as colónias de Portugal na Índia foi muito respeitado pelo povo local. Foi o último dos portugueses a poder ler, no original, o Mahabharata, o Sutta-pitaka, o Tripitaca ou Ramayana.

O seu interesse pelas línguas orientais, especialmente o sânscrito, língua sagrada dos Indianos e uma das mais importantes línguas literárias indo-europeias, modificou radicalmente o rumo da sua vida. Especializou-se naquela língua na França, na Alemanha e na Inglaterra, e quando regressou a Portugal licenciou-se em Matemática e Engenharia Naval pela Universidade de Coimbra e foi nomeado professor de Língua e Literatura Sânscritas do Curso Superior de Letras de Lisboa. Foi companheiro de Aniceto dos Reis Gonçalves Viana e apoiou o movimento pela "ortografia simplificada", que viria a resultar na Reforma Ortográfica de 1911.

No seu ensaio Os Contos, Apólogos e Fábulas da Índia, Lisboa, 1902, demonstrou a influência indireta do Sânscrito no Português presente no Auto de Mofina Mendes de Gil Vicente. Esta sua pista foi seguida por Selma de Vieira Velho na sua tese "A Influência da Mitologia Hindú na Literatura Portuguesa dos Séculos XVI e XVII", 2 vol., Macau 1988.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Curso de Literatura e Língua Sânscrita Clássica e Védica (1879-98), em cinco volumes.
  • Bases da ortografia portuguesa (1885) (eBook)
  • Os Contos, Apólogos e Fábulas da Índia, 1902 — traduções de contos indianos retirados do Sutta-pitaka, Tripitaca e do Ramayana ou Mahabharata. Foi o primeiro livro em língua portuguesa que definiu o termo yoga.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
  • Nova Enciclopédia Portuguesa, Ed. Publicações Ediclube, 1996.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.